Tecnologia » Unicamp cria tecnologia para celular ficar mais ‘smart’
Tecnologia

Unicamp cria tecnologia para celular ficar mais ‘smart’

Hub de inteligencia artificial Unicamp
Iniciativa do hub de inteligência artificial pretende ir além da fronteira do conhecimento atual para tornar dispositivos móveis mais versáteis.

O Hub de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas da Unicamp Universidade Federal de Campinas (H.IAAC) lançado oficialmente no último dia 07/07/21 – visa encontrar respostas para otimizar a utilização de smartphones, imprescindíveis na vida de milhares de pessoas no mundo inteiro.

  • Como tornar o smartphone mais “smart”?
  • Como utilizar o volume de dados para ajudar o usuário a tomar melhores decisões?
  • Como fazer o dispositivo móvel mais atuante do que um agente passivo na vida das pessoas?

A ideia é tornar o uso do celular cada vez mais independente e intuitivo, seguindo o padrão dos assistentes virtuais, através de informações coletadas à partir das interações dos próprios usuários.

A iniciativa é a oportunidade para estudo e desenvolvimento de soluções que transformem os celulares e outros dispositivos móveis em equipamentos ainda mais úteis.

O projeto visa a a formação de profissionais especializados. O Hub de inteligência artificial conta com financiamento do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), coordenação da Softex e execução do Instituto Eldorado e da Unicamp.

Além disso, o projeto conta com uma empresa do setor de telefonia móvel. Além do IC, estão envolvidos docentes e alunos da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas.

Saiba mais: Moradia Estudantil em Campinas

Hub de inteligencia artificial Unicamp

Bolsas de pesquisas

O projeto estará oferecendo bolsas de pesquisas, atendendo:

  • 10 estudantes de graduação,
  • 10 mestrandos,
  • 10 doutorandos  
  • 05 pesquisadores de pós-doutorado, que irão trabalhar com 50 coordenados e pesquisadores associados da Unicamp e também do Instituto Eldorado.

Pesquisadores estimam que o desenvolvimento dessas tecnologias coloque o Brasil como protagonista nesse campo de desenvolvimento no mundo.

O projeto possui enorme potencial de geração de tecnologia disruptiva e tem por objetivo a geração de patentes de alto impacto e formação de pessoal altamente qualificado. Essas novas tecnologias, juntamente com a Inteligência artificial fazem parte de um movimento mundial, um mercado que projeta gerar trilhões de dólares até 2027.

Veja também: Unicamp – retomada gradual das aulas presenciais previsto para o segundo semestre, diz reitor.

LiveHere tem os melhores imóveis para os universitários. Rápido, fácil e sem burocracias.

Confira nossa lista de imóveis em Campinas em destaque.

Deixe uma avaliação!

Classificação 0 / 5. Votos: 0

LiveHere no Instagram

Você vai se amarrar nos top imóveis em Jundiaí!
Jundiaí é uma cidade saudável! De clima agradável, a cidade está situada aos pés da Serra do Japi, ou seja, a natureza se faz presente em praticamente toda a cidade, permitindo muito lazer ao ar livre e com segurança.
Para quem está procurando trabalho, a cidade tem um importante polo industrial - sua economia está dentro das 12 melhores do estado. #Campinas #casasgrandes #cidadesaudável #jundiaí #qualidadedevida #sãopaulo #topimoveis
https://www.izymob.com.br/blog/top-imoveis/top-imoveis-em-jundiai/
Você está em busca de um novo imóvel para morar e, junto com uma infinidade de opções, surgem algumas dúvidas. Quem procura apartamentos práticos acaba se deparando com conceitos que nem sempre ficam muito claros.
Kitnets, lofts, studios, flats... qual deles se encaixa melhor no seu perfil e nas suas necessidades?
#apartamentomobiliado #flat #kitnet #loft #studio #tiposdeapartamentos
https://www.izymob.com.br/blog/mercado-imobiliario/tipos-de-apartamentos/
Você já deve ter ouvido falar em divisão de tarefas domésticas e como essa ação é fundamental nos dias de hoje. A divisão de tarefas domésticas é o primeiro passo para ter mais tempo para as coisas mais importantes da vida!
Confira nossas dicas!
#morarcomamigos #moradiaestudantil
https://www.izymob.com.br/blog/dicas/como-dividir-as-tarefas-domesticas/
Hoje em dia, milhares de pessoas trabalham em casa e, com a pandemia de Covid-19, esse número só aumentou. 
Mesmo que você não faça parte desse grupo, é sempre importante ter um cantinho confortável e tranquilo em casa para estudar ou resolver pendências do trabalho, não é mesmo?
#decora #escritório #homeoffice #homework
https://www.izymob.com.br/blog/bem-estar/decoracao-de-home-office-7-dicas-para-criar-um-escritorio-bonito-e-confortavel/

Confira