A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, deve instalar cinco novas usinas solares no campus Lagoa do Sino, interior paulista, até o mês de julho.
O projeto tem por meta reduzir o consumo de energia elétrica da Universidade e fortalecer as ações de sustentabilidade.
Saiba mais: UFSCar – Fique por dentro das oportunidades da Universidade Federal de São Carlos
Produção de energia renovável
As usinas solares da universidade gerarão até 50 kwP (quilowatt pico). Essa produção de energia será somada a outras sete usinas solares construídas nos últimos quatro anos na universidade.
A reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, declara que
“A construção de uma sociedade mais sustentável depende de nossas ações de hoje. Por isso, dialogamos junto ao MEC para conseguirmos novos recursos destinados à eficiência energética. São quase 1 milhão de reais que têm como objetivo a preservação do meio ambiente e maior eficiência no uso de recursos públicos”.
A mão de obra especializada para a instalação será das próprias Prefeituras Universitárias dos campi de São Carlos e Lagoa do Sino. Os trabalhos de instalação terão início neste mês. O prazo estimado para conclusão da instalação é julho de 2021.
O que é uma Usina Solar?

Usina solar é uma estrutura capaz de transformar energia elétrica a partir da energia solar.
Existem dois tipos principais: usinas fotovoltaicas e heliotérmicas.
- Usinas fotovoltaicas geram energia com um conjunto de painéis fotovoltaicas via o chamado efeito fotoelétrico, transformando a radiação solar a corrente direita e usando inversores a corrente alternada.
- Usinas heliotérmicas concentram a radiação solar infravermelho capturado com espelhos e criam um processo térmico de vapor para mover turbinas e gerar energia elétrica.
Investimentos
A UFSCar construiu 7 Usinas Solares Fotovoltaicas e trocou as quase 50 mil lâmpadas convencionais por tecnologias led. No total, o investimento realizado foi de R$ 8 milhões.
Todo recurso foi obtido por meio da participação em editais da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e por meio de investimentos do Ministério da Educação (MEC).
Veja também: Dicas para ter um apartamento sustentável
Comentar