Turismo » Guia de Ubatuba – Cidade do Litoral de São Paulo
Turismo

Guia de Ubatuba – Cidade do Litoral de São Paulo

Viagem para Ubatuba
Invadindo o Blog da LiveHere para deixar um roteiro de viagem inesquecível para Ubatuba, litoral de São Paulo
Publicidade:

Começar essa matéria sobre a cidade onde passei mais da metade da minha vida é um imenso privilégio, e poder sugerir roteiros de Ubatuba é aproximar vocês de um “verdadeiro paraíso”, e não sou só eu que acho…

Com praias paradisíacas e cachoeiras de tirar o fôlego, Ubatuba é um ótimo destino tanto na alta temporada como na baixa temporada, mas como qualquer destino de praias no brasil, as épocas de feriados e festas de fim de ano lotam demais a cidade, e para quem gosta mais do sossego, opte por ir na baixa temporada, pois você será privilegiado em todos os sentidos.

Ubatuba é uma mistura de balneário com mais de 100 praias, 15 ilhas, cachoeiras, trilhas e serra do mar que acompanha toda a cidade e nunca sai da nossa vista, sendo a região predileta por quem viaja pelo litoral paulista.

A cidade é um município brasileiro localizado no litoral norte do estado de São Paulo. De todo seu território, um dos maiores litorais do mundo, 83% são localizados no Parque Estadual da Serra do Mar e possui uma população de menos de 90 mil moradores.

Confira minha sugestão de roteiro de viagem para Ubatuba, incluindo roteiros para o dia e para a noite:

Combo 1: Prumirim (Praia + Ilha + Cachoeira )

Não poderia deixar de começar indicando o recanto que mais gosto, com uma praia fantástica (praia de tombo), a encantadora ilha de frente, mata nativa em todo o entorno, montanhas e a cachoeira na beira da estrada que desemboca na praia, com lagos formados, onde o viajante pode tomar aquele banho de mar e depois um mergulho na água doce gelada da serra.

O acesso para a praia se dá pelo condomínio que fica a beira rodovia. Vale ressaltar aqui que a existem poucos quiosques na praia (e também poucos banheiros) e os acessos são pela reserva, com areia bem fofa e quente no verão. Vá preparado que tudo vai ser mágico.

Combo 2: Praia do Lázaro, Domingas Dias e Sununga (Com gruta que chora)

Esse roteiro agrada todos os públicos, incluindo famílias, crianças, melhor idade, enfim, qualquer amante de uma ótima experiência.

As 3 praias ficam próximas, e você pode ficar na praia do Lázaro com a família e sair para caminhar e conhecer as outras 2 praias: Sununga e Domingas Dias. Pensa num lugar maravilhoso….

A praia do Lázaro tem areia firme, retinha, com águas mansas, quiosques, passeios de banana boat, caiaques, e por isso ideal para toda a família.

Já a praia da Sununga é pequenininha, fica a 400 metros da praia do Lázaro, e possui águas agitadas, por se tratar de uma praia de tombo (aquelas cavas com areia amarela que afunda ao pisar). É o destino perfeito para a prática do Sand Board, ou famoso em São Paulo como Sonrisal: Aquele disco de madeira que serve como prancha para deslizar na beira da água e fazer manobras. Não deixe de visitar e tomar um banho na gruta que chora na ponta da praia.

A praia Domingas Dias fica do outro lado do Lázaro e tem acesso por um condomínio de casas (maravilhosas por sinal). Com águas mansas e um visual que não consigo palavras para descrever.

Roteiro imperdível para toda a família de todas as idades. Acesso fácil, todas as regalias na praia, passeios e um cenário apaixonante.

Aquário de Ubatuba e Projeto Tamar

Mais um roteiro que atrai a todos é o Aquário de Ubatuba, que contém tanques com diversas espécies marinhas, como tubarões, arraias, peixes exóticos e até pinguins!

O Aquário fica aberto de domingo a quinta-feira, de 10h às 20h e sexta, sábado e feriados de 10h às 22h. O ingresso custa em torno de R$ 30,00 mas estudantes com comprovação e idosos pagam meia entrada. Continuando com o passeio, não deixe de visitar o Projeto Tamar, onde as meninas dos olhos são as tartarugas.

Passeio de Escuna na Ilha Anchieta

Se quiser ter um contato maior com a natureza, experimente fazer as trilhas no Parque Estadual da Ilha de Anchieta. As praias mais bonitas e preservadas estão lá e é comum ver pessoas praticando o mergulho. Com águas cristalinas e uma fauna marinha muito rica e diversificada, é considerada um dos melhores pontos.

Um passeio interessante também é visitar as ruínas do antigo presídio, que foi desativado em 1952 e que, hoje em dia é considerado Patrimônio Histórico. Existem diversas praias que fazem o translado por escuna e oferecem diversas regalias.

Pico do Corcovado

Esse passeio não é para qualquer um. Tem que ter muito preparo físico, bons equipamentos e paciência. A trilha para o Pico do Corcovado não é fácil, muito menos rápida. O caminho é bem íngreme e o melhor é sempre ir com um guia para não dar chance ao acaso de se perder. O Pico do Corcovado é o ponto mais alto de Ubatuba e a vista lá de cima é de tirar o fôlego. A caminhada e o esforço valem a pena, mas, novamente, é só para quem realmente está preparado.

Mais Cachoeiras

Já falamos da cachoeira do Prumirim, que é muito bela, mas também podemos citar outras 10 que também são imperdíveis.

  1. Cachoeira do Ipiranguinha
  2. Cachoeira do Corrêa
  3. Cachoeira da Renata
  4. Cachoeira Poço Verde
  5. Cachoeira da Água Branca
  6. Cachoeira do Pé da Serra
  7. Cachoeira da Escada
  8. Cachoeira do Espelho
  9. Cachoeira dos Macacos
  10. Cachoeira da Laje

Todas elas estão cadastradas no Google Maps. Basta procurar no Google e clicar em rotas.

Vida noturna

Na alta temporada, fins de semana e feriados prolongados, a cidade fica bem cheia e é justamente quando os bares mais badalados e casas noturnas abrem suas portas. A Orla do Itaguá é repleta de bares, restaurantes, pubs, baladas, comércios locais, sorveterias e mais.

A mais famosa das baladas é a 180 Graus, que possui uma localização bem privilegiada na praia Matarazzo, ao lado do centro da cidade. A casa realiza shows, eventos e festas temáticas, com DJs e bandas renomados.

Feirinha de Ubatuba + Centro da Cidade

Como qualquer cidade praiana, Ubatuba tem uma feirinha na orla, na praia do Itaguá, na altura do centro, que oferece diversas peças de artesanato. A região possui tudo que você precisar, desde açai, sucos, lanches, bancos, restaurantes, parquinho para crianças, pista de skate, espaço para eventos da prefeitura, e muito mais.

Quando ir?

Não existe melhor época. Ubatuba é um destino que agrada em qualquer estação e vai te abraçar numa viagem de fim de semana, férias, feriados, e sempre que puder visitar. E tem tanto mais para falar sobre a cidade… que esse post teria no mínimo 100 páginas… rs

Curtam Ubatuba e valorizem esse recanto preservado.

Confira essa e outras matérias, dicas e curiosidades aqui no Blog da LiveHere. Acesse nosso site e conheça a imobiliária digital especializada em aluguel de imóveis para universitários que mudam de cidade.

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 20

Publicidade:

LiveHere no Instagram

O Danillo, morador da Livehere, contou pra gente como as facilidades do nosso processo de locação o ajudaram a realizar a assinatura do contrato e a mudança com rapidez e segurança.
Assista o vídeo para conferir o depoimento completo: https://youtu.be/Dz9x8nh6p7o
Seguro e sem burocracias #livehere 💙
Conheça o SALVAÊ, uma startup incrível parceira da LiveHere💙
⠀
⠀
O Salvaê é especialista em serviços de manutenção para universitários!
⠀
Está buscando rapidez, qualidade e preços acessíveis? Chama o Salvaê!
Contato: (19) 97130-6301
⠀
E mais: morador da LiveHere em Campinas tem descontos exclusivos nos serviços do Salvaê 😉
⠀
Dividir um lar nem sempre é uma tarefa simples, mas também pode ser muito legal! Conta pra gente com quem você mora ou gostaria de morar 😉

Imperdível!

Publicidade