Vestibular » Saiba como se preparar para o vestibular
Vestibular

Saiba como se preparar para o vestibular

Como se Preparar para o Vestibular
Hoje teremos algumas dicas importantes para quem está se preparando para o vestibular, confira!
Publicidade:

Você é daqueles estudantes que ficam nervosos e ansiosos antes de fazer uma prova? Tem gente que estuda muito, domina toda a matéria, mas, na hora H, o nervosismo provoca um “branco”. Controlar essa situação é uma das melhores formas de garantir que seu conhecimento possa ser utilizado. Se preparar para o vestibular exige uma certa atenção.

Afinal, trata-se de um exame muito importante e a sua entrada na tão sonhada faculdade depende do seu desempenho nele. Então, quer saber como se preparar para o vestibular? Fique de olho neste post! Aqui daremos dicas valiosas para diminuir a tensão e fazer com que você fique tranquilo nessa hora decisiva. Confira!

Essa é sua primeira grande oportunidade! Aproveite!

Conheça o local da prova antecipadamente

Assim que confirmarem seu local de prova, procure saber exatamente onde é. Faça o trajeto para conhecer melhor. Saiba qual ônibus pegar ou qual o melhor caminho para seguir e observe quanto tempo demorou para chegar até o local da realização do exame. Lembre-se de que, na data da prova, haverá muito mais movimento e trânsito devido à quantidade de pessoas se dirigindo para o mesmo lugar no mesmo horário.

Por esse motivo, reserve um tempo maior para o seu deslocamento. Desse modo, mesmo com bastante circulação de veículos ou caso surja algum imprevisto, você ainda estará lá no horário correto.

Muitos estudantes não saem de casa com essa antecedência e, ao perceberem que o trânsito não está fluindo como normalmente, se desesperam. Os que ainda conseguem comparecer no local antes do fechamento dos portões acabam ficando estressados e nervosos diante da possibilidade do atraso. Isso prejudica muito o raciocínio durante a resolução das questões.

Separe documentos e materiais necessários

Confira no manual do candidato tudo o que é necessário levar, e o que é permitido ou proibido — documentação, materiais, lanche. Nos dias que antecedem o vestibular, separe os documentos necessários. Não deixe para procurá-los na hora de sair para o local determinado: esse é um estresse que pode ser facilmente evitado. Também, aproveite para selecionar o material que utilizará. Verifique quais as cores das canetas (preta ou azul) e se precisam ser feitas em material transparente, como no Enem.

Teste para confirmar que não estão falhando. O ideal é levar material a mais para dar mais segurança e evitar imprevistos. Além disso, deixe seu lanche organizado na véspera da prova. Certifique-se sobre como devem estar embalados para garantir que você possa entrar com eles no local de prova. Não esqueça de garrafa de água, um lanche salgado e outro doce.

Descanse na véspera

Depois de passar tanto tempo estudando, chegou a hora de descansar. Na véspera, não resolva simulados ou lista de exercícios. Dê um passeio ao ar livre, passe um tempo com pessoas de quem você gosta. De acordo com coordenadores de cursinhos, essa é uma excelente dica para quem quer saber como se preparar para o vestibular.

Porém, não exagere na diversão. Faça programas tranquilos, não beba nem vá para a balada. Passar a noite estudando também não é uma boa ideia. Afinal, você precisa dormir cedo e descansar para recuperar suas energias e estar em ótimas condições para enfrentar a maratona de questões no dia seguinte.

Pratique exercícios de relaxamento

Passar muito tempo debruçado sobre livros e assistindo às aulas faz com que ser corpo e mente fiquem tensos e cansados. Para evitar que isso aconteça e prejudique seu desempenho nos estudos e até durante a prova do vestibular, o ideal é praticar alguns exercícios de relaxamento. O mais adequado é realizá-los diariamente e não somente quando seu corpo atingir um ponto crítico.

Aproveite e abra uma nova aba no seu navegador para saber mais dicas de bem estar para estudantes.

No dia da prova, faça as atividades antes de sair de casa, com movimentos lentos e relaxados e em repetições de quatro vezes cada exercício. Preste sempre atenção no efeito do movimento em seu corpo para confirmar que está executando da maneira correta.

Aprenda os exercícios:

  • em pé ou sentado, deite a cabeça em um dos ombros e depois no outro. Em seguida, leve o queixo para a esquerda e depois para a direita, fazendo movimentos de rotação. Por fim, leve o queixo para cima e para baixo. Isso ajuda a aliviar a tensão acumulada;
  • erga os ombros como se fosse encostá-los nas orelhas e, posteriormente, solte-os com calma;
  • em pé ou sentado, puxe a ponta dos pés para cima até sentir alongar a panturrilha. Volte à posição original lentamente e, em seguida, estique a ponta dos pés para frente. Alterne esses movimentos;
  • sentado, deite o tronco sobre as coxas e respire calmamente;
  • gire o tronco para a esquerda e também para a direita, mas sem movimentar o quadril;
  • em pé, estique lentamente os braços para trás, inclinando o corpo também para trás como se estive se espreguiçando. Então, abaixe-se para frente e relaxe a cabeça enquanto solta os braços.
Alongamento é fundamental para manter o equilíbrio!
Alongamento é fundamental para manter o equilíbrio!

Não se compare a outros candidatos

Chegando ao local de prova, certamente você verá candidatos revisando a matéria, repetindo fórmulas, refazendo exercícios, carregando livros enormes. No entanto, não deixe que isso desestabilize você. Confie em si, na preparação que teve e em todo o conteúdo que assimilou. Lembre-se de que durante o ano você assistiu às aulas, fez exercícios, realizou simulados. Portanto, já sabe o que encontrará no exame.

É normal que o nervosismo e a ansiedade aumentem quando os estudantes começarem a sair antes que você da sala de provas. Mas não se preocupe com isso. Terminar as questões em menos tempo não significa que foram respondidas adequadamente. Aproveite o seu tempo e continue a prova com calma.

Mantenha a calma durante a prova

Para evitar o “branco” durante a prova, comece pelo assunto no qual tem mais domínio. Se não souber ou tiver dúvidas em alguma questão, passe para a próxima. É preciso gerenciar o tempo; ficar parado em um item poderá aumentar o nervosismo, além de fazer perder tempo. Se mesmo assim acontecer o “branco”, faça relações mentais.

Ou seja, busque informações relacionadas ao assunto desejado. Além disso, controle a respiração, que tende a alterar em situações de estresse. Então, inale o ar de forma longa e demorada e exale calmamente. Faça isso várias vezes até sentir que está mais relaxado. Leia cada enunciado com bastante atenção e não perca o foco. Concentre-se em cada uma das questões.

Agora que você já sabe como se preparar para o vestibular, basta seguir as nossas dicas para ter um ótimo desempenho. Não se esqueça de que você se dedicou muito, tem conhecimento sobre as matérias e só precisa manter a calma para que consiga raciocinar de forma clara e sem impedimentos.

Gostou deste post? Então, compartilhe agora mesmo em suas redes sociais para que seus amigos também saibam como se preparar corretamente para o dia da prova!

Com essas dicas você terá um melhor proveito nos seus planejamentos. Fique ligado em mais dicas para estudantes da LiveHere em nosso Blog e conheça o maior portal de aluguel de imóveis para universitários.


Com essas dicas você terá um melhor proveito nos seus planejamentos. Fique ligado em mais dicas para estudantes da LiveHere em nosso Blog e conheça o maior portal de aluguel de imóveis para universitários.

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 6

LiveHere no Instagram

Vai estudar Medicina na PUC - Sorocaba? Confira este apartamento incrível a apenas 5 minutinhos da faculdade! ✅
O imóvel está localizado no Jardim Santa Lucinda e conta com 2 quartos ,2 banheiros, 1 sala, 1 cozinha americana, área de serviço, 1 vaga de garagem coberta, área útil de 60 m² e um quintal de 120 m².
Quer conhecer? Manda um Whats pra gente informando o código LH52C 📲(19) 99229-1972
Anuncie grátis, alugue sem burocracias e receba em dia! Com a LiveHere é assim 💙
Tem um imóvel vago em Campinas ou São Carlos e quer alugar o mais rápido possível, com segurança e sem burocracias? A Livehere pode ajudar você, proprietário, a conseguir o morador ideal para o seu imóvel! 😁🏠 Somos especialistas em alugar imóveis para universitários e estamos ansiosos para conhecer o seu empreendimento!
Confira 5 motivos para alugar seu imóvel para universitários: http://bit.ly/imovel-para-universitarios
O Danillo, morador da Livehere, contou pra gente como as facilidades do nosso processo de locação o ajudaram a realizar a assinatura do contrato e a mudança com rapidez e segurança.
Assista o vídeo para conferir o depoimento completo: https://youtu.be/Dz9x8nh6p7o

Imperdível!

Publicidade