Vestibular » Enem x Fuvest x Unicamp: Confira as diferenças dos três exames!
Vestibular

Enem x Fuvest x Unicamp: Confira as diferenças dos três exames!

Estudantes sisu-prouni
Enem, Fuvest e Unicamp: As avaliações estão marcadas para janeiro!

Tudo começa quando o aluno conhece a natureza das provas que terá que fazer: a preparação para o vestibular exige muito estudo, mas os alunos devem conhecer como é o estilo de cada prova para não serem pegos de surpresa.

Para muitos professores e especialistas da área, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado uma prova interpretativa, que não permite decoreba e sim, uma compreensão global de todos os assuntos abordados no Ensino Médio.  Por sua vez, a Fuvest, o exame que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP), pode ser classificada como uma prova tradicional focada no conteúdo, em comparação ao Enem. Os exames vestibulares da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) consistem no caráter interdisciplinar, com um processo seletivo mais inclusivo aos alunos.

Portanto, os alunos que tentarão USP e Unicamp, mas que também farão o Enem para disputar uma vaga no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), precisam estar ciente de que estudar para um único processo seletivo não significa estar preparado para todos.

Se você ainda não se preparou, corra que ainda dá tempo! As principais provas começam em janeiro.

  • Unicamp – 6 e 7 de janeiro; 
  • Fuvest10 de janeiro;  
  • Enem, em 17 e 24 de janeiro, na versão impressa; 31 e 7 de fevereiro, na versão digital.

Veja também: Faculdade de Medicina – Tudo que você precisa saber!

Enem

Enem adiado para 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio é considerado o maior vestibular do país. O Enem é uma prova abrangente, “sem decoreba” e com questões próximas à realidade do aluno. Sua boa pontuação permite a disputa por vagas em universidades públicas pelo Sisu.

O Enem leva em conta todo conhecimento do aluno adquirido durante o Ensino Médio – um exame único para atender diversos processos seletivos de 129 instituições de ensino superior no Brasil através do Sisu – por isso uma prova sem regionalismos ou assuntos inerentes a um estado da federação em especial.

O Enem, portanto, é um exame mais interpretativo, analítico e contextualizado que visa retratar a contemporaneidade, dialogando com a visão do aluno, o saber escolar e os direitos humanos.

A redação do Enem consiste em que o aluno elabore uma proposta de intervenção sobre o tema proposto. Essa é a única instituição que adota esse modelo.  

A Fuvest e a Unicamp têm lista de obras literárias, já o Enem não exige a leitura de livros específicos. Entretanto, há a cobrança de autores como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, entre outros escritores modernistas e neomodernistas – diante do que esteja mais próximo à realidade do aluno.

Raio-X do Enem

Levando em consideração os últimos exames do Enem, observou-se que:

  • Linguagens, leitura e interpretação de texto: presentes em 31,5% das questões de português, em 56% das questões de espanhol e em 50% das questões de inglês.
  • Ciências Humanas e suas tecnologias: A Idade Contemporânea é um tema recorrente nos assuntos de história (19,8%); Geografia Agrária e Meio Ambiente aparecem em 17,6% e 17,1%; Ética e Justiça aparecem em 20,1% das questões de filosofia; e Mundo do Trabalho está em 20,7% das perguntas inerentes à sociologia.
  • Ciências da Natureza: em Física, a incidência maior é a Mecânica (31,4%). Físico-Química aparece em 27,3% das questões de química; Humanidade e Ambiente estão presentes em 17,3% em Biologia.
  • Matemática: o assunto mais recorrente é geometria (23,5%).

Fuvest

A prova da FuvestFundação Universitária para o Vestibular é considerada uma prova tradicional, analítica, exigente, com perguntas mais diretas e conteúdos mais específicos sobre alguns temas e contextualizadas. Enquanto que no Enem as questões estão embasadas em temas mais voltados ao cotidiano, na Fuvest o conteúdo é mais direto.  Há uma lista de obras literárias e já ocorreu de caírem questões sobre todos os livros sugeridos.

Fuvest Vestibular

A Fuvest cobra conteúdos para selecionar alunos dentro do perfil da Universidade– considerada uma das melhores da América Latina e uma das 200 melhores universidades do mundo.

Raio-X da Fuvest: Analisando as provas dos últimos anos verificou-se que:

  • Língua portuguesa: maior incidência em Interpretação textual (40,84%), seguida pelos movimentos literários (28,96%).
  • Inglês – interpretação de texto (91,18%).
  • Matemática – Maior ênfase em trigonometria, geometria plana e geometria espacial, com 12,42% nos dois primeiros casos e 11,76% no terceiro caso. As Funções aparecem em 9,8% das provas.
  • História – Mundo Contemporâneo (11,64%), História do Brasil – Sistema Colonial (11,1%) são os maiores enfoques, seguido por  Idade Moderna (10,58%).
  • Geografia – Temas sobre População (11%) e Questões Ambientais (10,62%)
  • Biologia – maiores enfoques em Ecologia (18.7%), Fisiologia animal e humana (16,7%).
  • Física – temas como Mecânica (40%) e eletricidade (15,7%).
  • Química – a recorrência maior está na Físico-química (33,9%) e na Química Geral (32,7%).

Veja também: Inscrições para Etec e Fatec poderão ser feitas entre 14 e 15 de dezembro

Unicamp

unicamp

AUnicampUniversidade de Campinas tem um modelo de prova contextualizado, interdisciplinar e analítico. No entanto, as questões de matemática são mais “convencionais” e não há a contextualização frequente do Enem.

A Unicamp é conhecida por seu caráter inclusivo, como o vestibular para indígenas, cotas para estudantes de rede pública e alunos que tenham estudado com bolsa em escola particular, como forma de bonificação na nota.

Devido a pandemia de Covid-19, a prova de 2020 não terá os conteúdos do 3º ano do ensino médio. As notas do Enem não serão adotadas por incompatibilidade de calendários.

A previsão do Enem é de divulgar os resultados em 29 de março, mas as aulas na Unicamp vão começar em 15 de março.

Raio-X da Unicamp: Nos últimos anos, os conteúdos que caíram com maior incidência foram:

  • Língua Portuguesa – a interpretação textual presente em 52,7% das questões.
  • Inglês – Interpretação de textos 94,6% da prova.
  • Matemática – as funções são 13,9% das questões na prova, seguidas por geometria plana (10,2%).
  • História – Mundo Contemporâneo está em 15,75% das provas, seguido pelo Mundo Moderno (13,3%).
  • Geografia – o tema mais recorrente é Geopolítica (12,6%), seguido por Questões Ambientais (9,4%).
  • Biologia – maior incidência em Reino Animal (17,5%) e Genética (16,6%).
  • Física – Mecânica cai em 53,8% das perguntas.
  • Química – Físico-Química está em 45,6% das questões.

Calendário dos vestibulares

Unicamp: 6 e 7 de janeiro

Fuvest: 10 de janeiro

Enem: 17 e 24 de janeiro (impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (digital)

A LiveHere tem o imóvel ideal para o estudante universitário: Prático, rápido e sem burocracias!

Deixe uma avaliação!

Classificação 0 / 5. Votos: 0

LiveHere no Instagram

Existe uma grande preocupação com o nível de umidade relativa do ar, já que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o nível de umidade ideal para o bem estar do organismo humano varia entre 40% e 70%. Em dias quentes precisamos tomar alguns cuidados especiais.
Confira!
#saude #bebaagua
https://www.izymob.com.br/blog/bem-estar/tempo-seco-como-lidar/
A izymob, start-up criada para inovar no mercado imobiliário, visa desburocratizar as transações inerentes à compra e venda de imóveis, oferecendo estratégias dinâmicas, 100% online, como a visita 360° e o contrato digital.
Empresa oferece maneiras eficazes de potencializar a visibilidade que um imóvel precisa para ser alugado ou vendido, sem burocracias ou taxas abusivas.
Conheça mais! #alugueldeimóveis #contratodealuguel #locaçãodeimóveis #vendadeimóveis
https://www.izymob.com.br/blog/institucional/start-up-destaque-no-mercado-imobiliario/
Se na natureza tudo se transforma, na arquitetura não é diferente – designers, arquitetos e engenheiros vem pensando soluções para construções mais sustentáveis e em consonância com as necessidades de conservação e preservação de ambientes.
Visite nosso blog e saiba mais sobre o conceito de arquitetura verde.
#arquiteturaverde #sustentabilidade
https://www.izymob.com.br/blog/sustentabilidade/arquitetura-verde-sustentabilidade/
Um apartamento pequeno tem muitas vantagens: o aluguel costuma ser mais barato, próximo às áreas urbanas, praticidade para quem tem um cotidiano agitado, além de ser muito charmoso.
Entretanto, muitas pessoas acabam ficando descontentes com seus quitinetes apenas por não saberem arrumá-lo adequadamente.
Saiba mais! #apartamento #decoração #kitnet
https://www.izymob.com.br/blog/dicas/dicas-para-organizar-apartamento-pequeno/

Confira