Vestibular » Não consegui passar no SISU nem no ProUni, e agora, o que fazer?
Vestibular

Não consegui passar no SISU nem no ProUni, e agora, o que fazer?

Estudantes sisu-prouni
Depois de tanto esforço você não conseguiu passar no SISU – Sistema de Seleção Unificado nem no ProUni – Programa Universidade para Todos, a gente te entende! Porém, você não precisa, nem pode ficar, parado e triste! Tá na hora de saber o que você pode fazer para viver o sonho da universidade ainda esse ano, confira!

Primeiro de tudo, relaxa. Afinal, você não está sozinho nessa. O Ministério da Educação (MEC) divulgou dados apontando que quase 4 milhões de pessoas fizeram o Enem em 2019 e concorreriam a 237.128 vagas pelo Sisu e 252.534 vagas com bolsa pelo Prouni – não precisamos ser gênios matemáticos para saber que muita gente ficou de fora das universidades esse ano.

Muitos dos inscritos nos processos seletivos precisarão esperar por novas tentativas ou tentar alternativas diferentes para ingressar em alguma universidade, nesse post daremos algumas dicas para você continuar acreditando no seu sonho da universidade!

Planejamento e foco

Neste momento você precisa redefinir seu planejamento: decidir se investe mais um ano de estudos para fazer o Enem 2020 e tentar uma vaga numa universidade pública em 2021 ou se candidata a uma faculdade privada e se lança na vida acadêmica de vez.

Frequento novamente o cursinho ou pago faculdade particular?

Decisões são sempre difíceis de serem tomadas e requerem grandes ponderações, tanto por parte da família quanto às suas próprias resoluções.

Você deve levar em conta três grandes fatores antes de tomar essa decisão:

  1. Estarei disposto a estudar novamente todo o conteúdo do Ensino Médio para prestar o Enem 2021?
  2. Terei recursos para arcar com a mensalidade do cursinho?
  3. Com os valores do cursinho: deslocamento, material de estudo e habitação, entre outros, não seria mais viável ingressar numa universidade privada e me dedicar na carreira pretendida?

Para todas essas perguntas serem bem respondidas, é essencial que o estudante esteja bem certo de seus objetivos profissionais.

O diálogo com os pais e bem como com quem já passou pela experiência ajuda bastante.

ProUni

ProUni - Programa Universidade para Todos
ProUni – Programa Universidade para Todos

Você pode pesquisar as regras de ingresso pelo Prouni – Programa Universidade Para Todos, podendo concorrer a bolsas remanescentes mesmo estando em curso.

O ProUni é um programa do MEC- Ministério da Educação que foi criado com o objetivo conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior.

O programa favorece os estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular como bolsista integral da própria escola. Além disso, poderão participar estudantes com deficiência e os professores ativos de magistério da rede pública de ensino integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública – nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. (dados do portal).

Cursinhos preparatórios das universidades públicas

Cursinho da UFSCar
Cursinho da UFSCar

Bem, como diz o ditado, “em Roma como os romanos”. Caso você opte por voltar a estudar num cursinho, por que não investir num cursinho preparatório da própria universidade pública que você pretende ingressar?

Universidades conceituadas como a UNICAMP, a UFSCAr e a USP- São Carlos tem cursinhos preparatórios que compreendem todas as áreas do conhecimento e são direcionados exatamente para os estudantes que desejam estudar nessas instituições.

O mais importante é tomar a decisão firme e se dedicar aos estudos para atingir seus objetivos – você poderá concorrer à bolsas de incentivo para custear seus estudos e, com sua família apoiando, você certamente alcançará o êxito tão esperado.

Unesp libera para download cadernos de cursinho pré-vestibular

Bolsas em cursinhos e Cursos comunitários

Mesmo que você não tenha recursos agora para estudar nos cursos preparatórios das universidades públicas, você pode se informar quanto aos critérios de seleção de bolsas em cursinhos particulares.

Outra alternativa é procurar pelos cursinhos comunitários (PVS – Pré-Vestibular Social) formados por professores voluntários. Há iniciativas promovidas por instituições religiosas, de direitos humanos e mesmo universidades públicas que promovem esses cursos para as populações carentes.   

Porém, não se esqueça de que no meio do ano há os processos seletivos do SISU e o ProUni, a oferta de vagas é menor, mas quem sabe você não consegue?

Saiba como se preparar para o vestibular

Decidindo pela universidade privada

economizar para estudar
Fonte: Miro Medium

Você e sua família decidiram pela faculdade particular, pode ser interessante. Porém, você deve considerar os valores das mensalidades: se sua família terá condições de pagar, se você pode conciliar trabalho e estudo para pagar seus estudos. Considere os aumentos semestrais, materiais, deslocamento, entre outras despesas. 

Pensar tais despesas é essencial para que você não adquira dívidas e acabe tendo que trancar a faculdade por não ter mais como sustentar as despesas com o curso.

Novo FIES: inscrições abertas

No mais, quem decide seu futuro é você! Com foco e determinação você consegue!

A LiveHere é especialista em imóveis para universitários, Prático, rápido e sem burocracias.

Deixe uma avaliação!

LiveHere no Instagram

Você sabia que a LiveHere é a imobiliária parceira do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto?
Estamos aqui para garantir que todos os alunos vindos de outra cidade encontrem o melhor imóvel, bem pertinho da facul! 💙
Alunos da Estácio Ribeirão tem 20% no primeiro aluguel. E mais: calouros ganham um kit bixo exclusivo da LiveHere!
Vai estudar na Unicamp? Confira esta opção incrível bem pertinho da facul! ✅
As kitnets são mobiliadas e possuem contas de água e internet inclusas. Quarto em ambiente separado da cozinha. Primeira locação!
Interessados, entrar em contato via WhatsApp através do número (19) 99398-9947, informando o código LH7FC
Saiba mais: https://www.livehere.com.br/alugar/kitnet-rua-jose-cantusio-55-campinas-sp-lh7fc
Vai estudar na Puccamp? Confira esta opção incrível, bem pertinho da facul!
Alugue rápido, seguro e sem burocracias com a LiveHere 💙
Quer agendar uma visita? Manda um Whats pra gente: 19 99398-9947
Saiba mais: https://www.livehere.com.br/alugar/kitnet-rua-walter-schmidt-267-campinas-sp-lh71c
Vai estudar em Ribeirão Preto? Confira esta excelente opção para universitários, localizada no bairro Ribeirânia. 💙
O imóvel possui armários planejados em todos os cômodos, microondas, cooktop, geladeira e ar condicionado. O condomínio possui sauna, piscina, academia, spa, churrasqueira, elevador, portaria e lavanderia.
Gostou? Agende uma visita através do WhatsApp: 19 99229-1972 ✅
Código do imóvel: LH72E
Confira mais detalhes: https://www.livehere.com.br/alugar/apartamento-avenida-presidente-kennedy-1657-ribeirao-preto-sp-lh72e

Confira