Vida Universitária » Confira 7 dicas de como dividir apartamento com alguém
Vida Universitária

Confira 7 dicas de como dividir apartamento com alguém

Dividir Casa ou Apartamento com Alguém
Publicidade:

Morar com outras pessoas é uma ótima alternativa para reduzir despesas e facilitar a adaptação após sair da casa dos pais. Porém, existem alguns cuidados sobre como dividir apartamento com alguém que são fundamentais para evitar problemas e conflitos.

Cada pessoa tem seus próprios hábitos e nem sempre eles são compatíveis com o colega de apartamento. Além disso, cuidar da casa envolve diversas responsabilidades, então é preciso se organizar da melhor forma para manter uma boa convivência e não ter discussões.

Dividir Apartamento - Dicas

Pensando nisso, preparamos este post com 7 dicas incríveis para dividir o apartamento com mais tranquilidade. Confira:

1. Defina regras de convivência

O ponto de partida quando se busca dicas de como dividir apartamento com alguém sem ter desentendimentos é ter regras bem estabelecidas. O ideal é sentar e conversar para conhecer melhor os hábitos do outro e as suas expectativas. Esse é o momento para vocês decidirem diversas questões importantes para a convivência, como:

  • divisão de despesas;
  • regras sobre visitas;
  • divisão das tarefas domésticas;
  • formas de uso dos espaços do apartamento.

Com tudo bem estabelecido, é mais fácil evitar discussões. Se você descumprir alguma regra, mostre-se aberto para reparar os problemas causados e tenha atenção para não cometer o mesmo erro novamente. Afinal, saber assumir os seus deslizes é fundamental para uma boa convivência.

2. Mantenha o controle financeiro

Dividir o apartamento com alguém exige um bom controle financeiro. São diversas despesas no dia a dia e é fundamental que cada um assuma as suas responsabilidades a fim de não ter complicações financeiras no futuro. Os principais itens a se considerar são:

  • aluguel;
  • taxas de locação (IPTU, condomínio, seguro etc.);
  • energia elétrica;
  • água;
  • gás;
  • mercado;
  • internet.

Uma forma de facilitar essa tarefa é definir um responsável pelo pagamento de todas as contas, que informará os colegas sobre as despesas mensais, cobrando os valores devidos e mantendo um controle financeiro de tudo que foi pago.

Caso seja necessário adquirir móveis e eletrodomésticos para a mudança, também é preciso estabelecer bem como será a compra. Em geral, o ideal é que cada um se responsabilize por um item. Assim, ao término do contrato, vocês não terão problemas para definir quem ficará com cada um.

3. Respeite o espaço do outro

A privacidade é um assunto delicado na hora de dividir apartamento com alguém. Portanto, saiba respeitar o espaço do outro. Quer um exemplo? Se cada um tem o seu quarto, esse não é um ambiente de circulação livre — nada de entrar sem autorização!

Isso também se aplica a outros lugares na casa que tenham sido definidos como de uso pessoal: você não ia gostar que as pessoas mexessem nas suas coisas sem permissão, não é verdade? Além disso, saiba respeitar os momentos em que seu colega não estiver disposto a socializar.

4. Mantenha as coisas em ordem

Manter o apartamento organizado é função de todos os moradores, logo, faça a sua parte. Lave as louças que sujar e deixe tudo no lugar após o uso para evitar o acúmulo de sujeira e bagunça. Também evite espalhar os seus objetos de uso pessoal pela casa (tente mantê-los sempre no seu quarto, assim você não atrapalha as outras pessoas).

Se o banheiro for de uso coletivo, tenha atenção aos lugares onde deixa os seus produtos, a toalha de banho e cuide do excesso de cabelo ou pelos que podem cair. Para não ter problemas, crie o hábito de fazer uma limpeza rápida após cada uso.

Além disso, cumpra as tarefas domésticas que ficaram sob sua responsabilidade. Caso surja um imprevisto que impeça você de fazer isso, converse com o colega e peça ajuda. Em outra oportunidade você pode devolver o favor.

5. Divida a comida corretamente

Parece besteira, mas a comida é uma das grandes causas de desentendimentos ao dividir apartamento com alguém. É normal ir ao mercado comprar algumas guloseimas ou um alimento específico já planejando uma refeição especial no fim de semana.

Porém, quando outra pessoa come esse lanche, a situação fica bem chata! Por isso, o ideal é separar os alimentos de uso comum — que são comprados em conjunto — e os de uso exclusivo.

Uma boa dica para evitar confusão é definir prateleiras ou gavetas na geladeira e ter espaços específicos no armário a fim de separar os itens de uso pessoal dos demais. Em casos específicos, se for necessário usar algum alimento do seu colega, é só perguntar antes e repor assim que for possível para evitar transtornos.

6. Tenha bom senso com as visitas

É bastante comum receber visitas no dia a dia, mas é preciso ter bom senso para não atrapalhar o seu colega. Lembre-se de que o apartamento é um espaço mais pessoal e não é muito agradável se deparar com estranhos que você nem estava esperando, não é mesmo? Por isso, sempre que for receber visitas, mesmo que conhecidas do seu amigo, converse com ele para ver se está tudo bem.

Também é importante saber se impor em relação aos visitantes do colega: explique a situação caso você se sinta incomodado. Contudo, tenha esse tipo de conversa de forma privada. Espere que a visita vá embora para conversar, a fim de não causar constrangimentos desnecessários.

7. Use corretamente as áreas comuns

Quando se divide um apartamento, existem áreas que serão usadas por todos os moradores. Aqui, é preciso ter bom senso ao utilizá-las da melhor forma, sem atrapalhar seus colegas ou “dominar” o espaço, impedindo que eles também possam aproveitar o ambiente.

Mantenha a cozinha em ordem, não monopolize a sala de televisão e sempre que for usar os espaços por um longo tempo, pergunte aos companheiros se está tudo bem. O segredo é ter as atitudes que você gostaria que o seu amigo tivesse com você. Assim, vocês evitam atritos devido ao mau uso das áreas comuns.

Viu só? É muito fácil conviver em harmonia depois de aprender as nossas dicas sobre como dividir apartamento com alguém. O importante é sempre se colocar no lugar do próximo e agir da forma justa, empática e organizada. Desse modo, com certeza, será mais simples manter a boa convivência e evitar conflitos no dia a dia.

Ainda não encontrou seu imóvel?

Se você ainda está em busca do apartamento ideal para dividir com seu amigo, descubra como alugar um imóvel rápido, sem burocracia e com segurança!

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 2

LiveHere no Instagram

Vai estudar Medicina na PUC - Sorocaba? Confira este apartamento incrível a apenas 5 minutinhos da faculdade! ✅
O imóvel está localizado no Jardim Santa Lucinda e conta com 2 quartos ,2 banheiros, 1 sala, 1 cozinha americana, área de serviço, 1 vaga de garagem coberta, área útil de 60 m² e um quintal de 120 m².
Quer conhecer? Manda um Whats pra gente informando o código LH52C 📲(19) 99229-1972
Anuncie grátis, alugue sem burocracias e receba em dia! Com a LiveHere é assim 💙
Tem um imóvel vago em Campinas ou São Carlos e quer alugar o mais rápido possível, com segurança e sem burocracias? A Livehere pode ajudar você, proprietário, a conseguir o morador ideal para o seu imóvel! 😁🏠 Somos especialistas em alugar imóveis para universitários e estamos ansiosos para conhecer o seu empreendimento!
Confira 5 motivos para alugar seu imóvel para universitários: http://bit.ly/imovel-para-universitarios
O Danillo, morador da Livehere, contou pra gente como as facilidades do nosso processo de locação o ajudaram a realizar a assinatura do contrato e a mudança com rapidez e segurança.
Assista o vídeo para conferir o depoimento completo: https://youtu.be/Dz9x8nh6p7o

Imperdível!

Publicidade