Vida Universitária » 7 dicas para conseguir um estágio em uma grande empresa
Vida Universitária

7 dicas para conseguir um estágio em uma grande empresa

Conseguir Estágio em Grande Empresa
Publicidade:

Conseguir um estágio numa grande empresa é o objetivo de muitos estudantes universitários: essa prática propicia o ganho de muita experiência e uma bagagem que vai além do que os livros podem oferecer. Por isso, quem procura oportunidades para colocar a teoria em prática ainda durante a graduação sai ganhando na corrida para o mercado de trabalho.

Se você já tem experiência anterior nesse cenário, conseguir um estágio novo torna-se uma tarefa mais fácil. Contudo, se esse é o seu primeiro contato com a possibilidade de se tornar estagiário, arregace as mangas e prepare-se bem!

Por isso, continue a leitura do nosso artigo e confira dicas para conseguir um estágio em uma grande empresa. Vamos lá!

1. Defina a sua área de preferência

Diante da vastidão de áreas no mercado de trabalho, uma única graduação pode abrir inúmeras portas. Por isso, o passo inicial é delimitar o seu ramo do coração ou, ao menos, selecionar experiências que você acredita serem interessantes.

Uma boa dica é conferir as suas facilidades na graduação para optar pelo estágio ideal. Por exemplo, se você estuda Direito e gosta de transações financeiras, tentar um estágio em um banco de renome pode ser mais adequado ao seu perfil. Já se você cursa Administração e tem um interesse especial pela fabricação de cervejas, procurar uma empresa dessa área tem grandes chances de dar certo.

Nesse momento, é necessário fazer uma reflexão e buscar respostas de forma interna. Não precisa restringir tanto o escopo, mas um pouco de foco te ajuda na preparação e na avaliação de opções. Entenda o seu perfil para delimitar as possibilidades.

2. Desenvolva suas competências

Se engana quem acredita que o desenvolvimento de competências refere-se apenas à obtenção de notas altas na faculdade. Mais do que isso, esse fator é apenas um pequeno ponto entre as características que o futuro estagiário de uma grande empresa deve ter. Tão importante quanto o currículo acadêmico estão as experiências extra-curriculares que você pode adquirir no meio do caminho.

O desenvolvimento de competências está relacionado à realização de um curso de línguas, à participação de entidades estudantis (como Atlética, Empresa Júnior on Centro Acadêmico), à prática de um trabalho voluntário ou de um projeto social e, até mesmo, ao interesse em estudar em um outro país, mediante um intercâmbio estudantil ou de trabalho.

Leia isso também:  Morar sozinho? Dicas para evitar contratempos

Saiba como destacar o seu perfil e mostre quem você realmente é. Fuja do senso comum, destaque os seus pontos fortes e trabalhe a construção de competências novas de forma constante.

3. Elabore um currículo atrativo

Saber como elaborar um bom currículo é essencial para quem deseja conseguir um estágio. Nesse momento, você deve ser sincero e demonstrar apenas as experiências que realmente vivenciou, sabendo destacá-las de modo único, mostrando o que você aprendeu e como contribuiu para cada uma delas.

Por exemplo, se você realiza um trabalho voluntário em um asilo, ressalte a sua competência de conseguir trabalhar em equipe e atuar com empatia, em respeito às pessoas idosas e que necessitam de mais cuidado. Por outro lado, se você tem o inglês quase fluente, cite essa habilidade em seu currículo, juntando certificados ou testes de proficiência que você tenha realizado.

É possível contar com sites gratuitos para a elaboração de currículos atrativos, como o Canva, ou acesse nosso post exclusivo ensinando como preparar um currículo incrível. Solte a imaginação, seja profissional e garanta destaque ao seu perfil!

4. Acerte na língua portuguesa

Errar na gramática no currículo ou, mais adiante, na hora da entrevista, é um erro bastante grave que pode colocar a perder a sua vaga na empresa eleita. Por isso, mantenha uma boa frequência de leitura e, caso necessário, estude a língua portuguesa para não fazer feio.

Atualmente, na era da tecnologia, é possível encontrar cursos online referentes à gramática e ortografia, além de diversos dicionários de qualidade na rede. Não deixe de lado essa etapa e consiga o estágio de seu interesse.

5. Verifique se a empresa tem parceria com a universidade

A grande maioria das faculdades estabelece parcerias com grandes empresas, órgãos públicos e estabelecimentos que têm interesse em contratar estagiários. Por isso, analisar se a sua universidade apresenta uma rede de parceiros é uma dica que pode facilitar bastante a missão de conseguir um estágio.

Como a elaboração de um contrato para esse tipo de atividade é diferente da contratação usual de funcionários, a partir da própria Lei do Estágio, buscar uma empresa que já esteja ciente dessas normas específicas é uma ótima vantagem ao estudante, garantindo os seus direitos como futuro estagiário.

Leia isso também:  Modelo TED: Faça apresentações criativas e objetivas

6. Obtenha cartas de recomendação

Em alguns processos de seleção de estagiário são requeridas cartas de recomendação feitas por professores ou coordenadores estudantis próximos ao aluno. Por outro lado, mesmo que essa etapa não seja necessariamente solicitada, o interessado em conseguir um estágio pode se adiantar e apresentá-las como um diferencial.

É possível anexá-las ao próprio currículo, no momento do envio à empresa, ou levar em mãos em um possível agendamento de entrevista. Saiba que ressaltar as suas qualidades por meio de pessoas influentes é uma ótima sugestão para aumentar as suas chances nesse processo de conseguir um estágio.

7. Prepare-se bem para a seleção

Passadas todas essas etapas, o tão esperado momento da seleção chegou: ela pode ser um exame escrito, o agendamento de uma entrevista ou, mesmo, a execução de uma atividade em grupo. Se você se encontra nesse ponto da corrida, prepare-se com qualidade para essa fase.

Por isso, não tenha medo de perguntar e solicite informações à empresa a respeito dos procedimentos dessa seleção. Pesquise o histórico da empresa antes de comparecer ao local, busque conversar com conhecidos que trabalham lá, conheça a sua maneira de atuação e saiba quais são os seus produtos ou serviços oferecidos ao mercado.

Chegar afiado ao momento da seleção não envolve apenas as habilidades pessoais de cada aluno: demonstrar que conhece bem o futuro local de estágio é uma ótima maneira de se destacar entre os outros concorrentes. Use essa tática e tenha ótimos resultados!

Conseguir um estágio não é uma tarefa fácil, mas ela se torna mais acessível com as 7 dicas apresentadas no nosso post. Como sugestão final, mantenha a calma durante esse processo e saiba que ótimos resultados surgem para pessoas que não desistem de seus objetivos. Seja persistente e se torne um estagiário na empresa de sua preferência!

As informações trazidas neste artigo foram úteis? Assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, outras notícias a respeito do mundo universitário, tais como morar sozinho e até sugestões para a escolha do apartamento ideal para morar durante a faculdade!

Publicidade:

Receba nossas Novidades

LiveHere no Instagram

A matrícula do vestibular de inverno da Puccamp está chegando e muitos jovens já estão em busca do imóvel ideal para morar em Campinas. 🏠
Nós, da Livehere, somos especialistas em ajudar os calouros a encontrar a moradia perfeita, bem pertinho da faculdade!
Acesse e alugue lindas kitnets mobiliadas, sem burocracia: bit.ly/kitnetpuccamp
#vestibularpuc #puccamp #vestibulardeinverdo #estudarnapuc #calouro2019 #moraremcampinas #parquedasuniversidades #moradiauniversitaria #baraogeraldo #campinas #livehere #morarbem #morarsozinho #meuape #kitnetmobiliada #imoveisonline #imobiliariaonline
“Para entregar a melhor experiência para os universitários, precisamos entregar o melhor processo para os proprietários parceiros. Assim todo mundo ganha” - Vinicius Freitas, CEO da Livehere.
Confira as vantagens e praticidades de alugar com a Livehere nesta incrível matéria da revista Qual Imóvel! Acesse: bit.ly/materiaqualimovel
#morarbem #moreaqui #morarsozinho #vidauniversitaria #cidadeuniversitaria #meuape #moraremcampinas #baraogeraldo #unicamp #facamp #puccamp #ufscar #caaso #saocarlos #alugarimovel #imobiliariaonline #livehere #imoveisonline #moradiaestudantil #vidauniversitaria
O Vestibular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas será nos próximos dias 16/06 e 17/06. Atenção para o cartão de confirmação que será expedido dia 12/06!
Fique de olho nas informações e boa prova! Acesse: bit.ly/vestibularpuccamp
#vestibular2019 #vestibulardeinverno #puccamp #vestibularpuc #vidauniversitaria #livehere #morarbem #morarsozinho #parquedasuniversidades #campinas #baraogeraldo
Já pensou que incrível seria morar dentro de um container cheio de estilo, a apenas 300m da Unicamp?
Conheça essas incríveis kitnets mobiliadas com móveis de alto padrão e totalmente equipadas, prontinhas para morar! 🔑
Agende uma visita: bit.ly/kit_container
#livehere #moraraqui #morarbem #morarsozinho #vidauniversitaria #unicamp #barãogeraldo #campinas #container #docelar #meucantinho

Parceria Especial

Publicidade