Vida Universitária » Bolsa de Estudo: Como funciona e como conseguir?
Vida Universitária

Bolsa de Estudo: Como funciona e como conseguir?

Bolsa de Estudo: Como Funciona, Tipos e Como Conseguir
Conheça como funciona e quais os principais programas de bolsa de estudo!

Como seria se você não precisasse pagar a faculdade através de um benefício de Bolsa de Estudo? Talvez até conseguir uma ajuda de custo para bancar transporte, moradia, alimentação e material. Não seria maravilhoso?

As bolsas de estudo são uma ótima alternativa para quem quer fazer uma graduação e não tem condições de bancar a mensalidade de uma faculdade particular.

A LiveHere vai explicar tudo que você precisa conhecer e os principais tipos de bolsa de estudo. Mas antes:

O que é uma bolsa de estudo?

A bolsa de estudo é uma ajuda financeira dada ao estudante podendo ser de vários tipos, e são financiadas por instituições de ensino, empresas privadas ou pelo governo.

Existem bolsas de estudos parciais, que pagam uma parte da mensalidade, ou totais, que pagam 100% dos encargos educacionais. Há ainda programas que pagam um valor extra para o aluno, uma ajuda de custo para que ele possa se manter enquanto estuda. Esse valor pode cobrir despesas como: transporte, moradia, alimentação, livros e outros materiais usados no curso.

Normalmente, os programas de bolsa de estudo têm critérios claros para participação, que podem ser de natureza econômica (a renda do estudante e da sua família), desempenho (histórico escolar e nota do Enem, por exemplo), parentesco (para familiares de alunos e funcionários da faculdade) e potencial de desenvolvimento (no caso de empresas que pagam a faculdade de seus funcionários).

Como conseguir uma bolsa de estudo?

Para conseguir uma bolsa de estudo em faculdade particular vai depender do tipo de programa que o estudante pretende conseguir.

Confira exemplos mais comuns de bolsa e como fazer para participar:

Bolsa do ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas parciais (50%) e integrais (100%) para estudantes brasileiros sem diploma de nível superior que não têm condições de pagar a mensalidade da faculdade particular.

O Prouni tem duas edições por ano: no primeiro e no segundo semestre. Para se inscrever, é preciso ter uma renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa, fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e cumprir pelo menos um destes requisitos:

  • Ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor efetivo da rede pública concorrendo a uma bolsa em curso de licenciatura (nesse caso não é preciso comprovar renda).

Para participar, o estudante precisa ter feito o Enem no ano anterior e ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.

O Programa é destinado a quem ainda não tem um diploma de nível superior. Somente faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC podem participar do ProUni.

As inscrições para o Prouni devem ser feitas pela internet, na página oficial do programa.

Bolsas de Iniciação Científica

As bolsas de iniciação científica pagam uma ajuda de custo aos alunos que dedicam parte de seu tempo à pesquisa acadêmica, sob a orientação de um professor pesquisador. Existem vários tipos de bolsa de iniciação científica e para participar é preciso já estar matriculado na faculdade. Os critérios e áreas de conhecimento variam de instituição para instituição. Se você se interessar, procure mais informações na sua faculdade.

Bolsa de Empresas

Muitas empresas (principalmente as médias e grandes) têm programas de incentivo à qualificação. Converse com o departamento de Recursos Humanos da empresa onde você trabalha para saber os detalhes.

Bolsa de Faculdades

Algumas faculdades particulares têm programas próprios de bolsa de estudos. Existem diferentes tipos:

  • Descontos para familiares e funcionários;
  • Descontos e bolsas para quem tem um bom desempenho no processo seletivo;
  • Descontos e bolsas para alunos de baixa renda são alguns exemplos.

Para saber mais sobre as opções e os critérios das bolsas e condições para conseguir os descontos, consulte a secretaria da sua faculdade.

Vai estudar em outra cidade?

Esperam que tenham gostado do nosso post explicando tudo que você precisa saber sobre Bolsa de Estudos, como funciona e como conseguir. E se for se mudar de cidade para estudar, conheça a LiveHere, imobiliária 100% digital especializada em moradia estudantil para universitários.

Deixe uma avaliação!

Classificação 0 / 5. Votos: 0

LiveHere no Instagram

Que hoje seja um dia de reflexão e descanso. Um feliz dia do trabalhador para todos! 😘💙
Apesar de hoje termos fácil acesso à leitura online, a sensação de ler em uma biblioteca, repleta de livros por todos os lados, é algo realmente inexplicável 😍
Toda proteção é extremamente importante! Bora se cuidar, galera!
Temos a honra de apresentar mais uma parceria incrível! Clientes da LiveHere em Campinas, Sorocaba e São José dos Campos tem descontos especiais no @meucantinhodeestudos 😍
Com ambiente humanizado e acolhedor, o Meu Cantinho de Estudos é uma excelente opção para os estudantes de 11 cidades espalhadas pelo Brasil. Idealizado como uma cabine de estudos diferenciada, o projeto se desenvolveu e culminou na construção de um local que, além de proporcionar as melhores condições para um estudo silencioso e eficiente, possibilita a criação de uma rede de interação, troca de experiências e atualização quanto aos diferentes métodos de estudo.
No Meu Cantinho de Estudos todo o ambiente foi pensado por quem tem uma larga experiência estudando dentro de casa, em bibliotecas públicas e em salas de cursinhos e pôde verificar a dificuldade de não encontrar um ambiente profissional que oferecesse segurança, conforto e tranquilidade. Todas as salas são climatizadas com temperaturas que variam conforme a individualidade dos seus usuários.
Incrível, né? Acesse o site para conhecer mais: meucantinhodeestudos.com.br

Confira