Vida Universitária » Guia com Dicas para o Calouro Alugar seu Primeiro Imóvel
Estudantes Vida Universitária

Guia com Dicas para o Calouro Alugar seu Primeiro Imóvel

Calouros buscando o primeiro imóvel

Logo após a emoção de passar no vestibular, muitos estudantes precisam se preocupar com a mudança para uma nova cidade ou até mesmo estado. Esse processo de mudança inclui a busca por uma nova moradia, um lugar para chamar de lar nessa nova fase da vida.

A LiveHere é especializada nesse assunto e quer mostrar para vocês como esse processo pode ser mais fácil do que se parece.

E cada calouro com seus desejos e anseios não é não?

Na maioria dos casos o estudante precisará alugar um local, seja uma kitnet para morar sozinho, seja um apartamento para dividir com os colegas.

É muito comum que o calouro se depare com um processo de locação pela primeira vez. Sem entender como funcionam as regras do jogo ou qual é a melhor maneira de buscar por um imóvel legal.

Vamos deixar aqui dicas que podem salvar vidas para quem está passando por esse processo agora!

Primeiro passo: converse com os seus pais

Mãe e filha estudando para o vestibular

Pode ser bem útil saber o quanto seus pais, responsáveis e sua família sabem sobre alugar imóveis, já adiantará o seu planejamento e poderá poupar esforços seus esforços. Além disso, é muito importante saber o quanto você vai poder gastar.

O orçamento é muito importante para começar a buscar um imóvel para alugar. Não se esqueça de colocar na ponta do lápis todos os seus possíveis gastos na universidade, desde alimentação até lazer, assim você vai saber o quanto de investimento você poderá dedicar para o pagamento do aluguel.

Qual é a melhor região para morar?

Essa pergunta pode ser muito bem respondida pelos seus veteranos, converse com mais de um e pergunte sobre onde a galera costuma morar. Pode parecer muito óbvio que morar mais perto da universidade é a melhor alternativa, entretanto, algumas universidades ficam em locais isolados, longe de supermercados, farmácias e afins.

Por isso é muito importante contar com quem já mora lá para dar as melhores alternativas, essa galera vai poder te responder sobre preços, segurança e mobilidade. Afinal, eles já moram e estudam por lá faz um tempo.

Agora é hora de pesquisar!

vestibulanda

Pesquisar na internet é com certeza a melhor alternativa para a procura inicial, dá para entender a média de valores, ver fotos e vídeos e ter uma noção das melhores opções antes de visitar. Já nessa fase é possível analisar como está a conservação do imóvel

Quando você for visitar o imóvel pessoalmente é muito importante intensificar essa análise, desde rodapés, pisos, pintura até de repente um apartamento mobiliado. Observe possíveis desgastes ou defeitos, isso vai ser muito importante para evitar problemas na sua estádia e no momento da saída do imóvel.

Encontrei o imóvel pra mim!

Espera aí que ainda não acabou… Entre você escolher o imóvel para chamar de lar e receber as chaves ainda tem um caminho a ser percorrido. Esse momento é bem sério, traga seus familiares para perto e entenda como funciona legalmente esse negócio que você está prestes a fechar

Leia o contrato com atenção, tire todas as dúvidas possíveis com imobiliária e proprietário, entenda o que acontece se você precisar entregar o imóvel antes do período mínimo estipulado no documento e também qual o procedimento deve ser seguido para a saída. Caso o imóvel esteja em um condomínio leia as regras de convivência.

Além do contrato, antes da entrega das chaves devem apresentar tanto para você quanto para o proprietário do imóvel um documento chamado vistoria de entrada, nele deve constar o exato estado que o imóvel está sendo entregue para você

Esse documento vai servir de base para outra vistoria que será realizada na sua saída, o comparativo das duas vistorias vai apontar se imóvel está sendo devolvido exatamente como foi entregue. Por isso é tão importante saber como está o imóvel quando você o visita e ler essa vistoria para pedir possíveis ajustes ou alterações.

O seu eu do futuro vai agradecer o seu eu do passado se você for atencioso com esses documentos, garanto que dessa forma você pode se poupar de muitas dores de cabeça.

Para te ajudar a visualizar melhor, deixamos essa checklist de como procurar o seu primeiro imóvel sem passar perrengue:

Como a LiveHere pode te ajudar nesse processo?

Somos especialistas em locação de imóveis para universitários, a grande maioria dos nossos colaboradores já passou pelo o que você está passando. Queremos te ajudar a encontrar o seu lar de maneira rápida, prática e o mais confortável possível.

Para isso oferecemos:

  • Uma plataforma com fotos e vídeos profissionais;
  • A possibilidade de agendar uma visita presencial ou virtual;
  • Contrato de locação digital;
  • Não exigimos fiador ou cheque-caução;
  • Vistoria com fotos;
  • Locação consultiva: sabemos exatamente onde o estudante de cada universitário costuma morar e apresentamos pelo menos três opções parecidas para o nosso cliente;
  • Uma carteira de imóveis diversa e atualizada diariamente;
  • Atendimento ao longo da locação.

Vai se mudar para estudar? Procure a LiveHere!

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 11

LiveHere no Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Confira