Vida Universitária » Os motivos para se fazer parte de uma entidade estudantil
Estudantes Vida Universitária

Os motivos para se fazer parte de uma entidade estudantil

Júnior FEA USP
Publicidade:

Quando se entra em uma faculdade, é normal que você se sinta perdido no começo. Para muitos, essa fase inicial é marcada pelo contato com novas responsabilidades, além da saída do conforto de casa e o contato com toda a nova dinâmica que o ensino superior representa. 

Para aumentar esse “furacão” de novas situações, nas faculdades existem muitas oportunidades além da graduação. Por exemplo, uma iniciação científica, estagiar ou entrar para uma entidade estudantil. 

Em relação à estas últimas, vamos contar um pouco nesse texto sobre o que são entidades estudantis e como elas podem ser uma ótima oportunidade para você.

Confira:

O que são entidades estudantis?

Entidades estudantis são organizações formadas e estruturadas por estudantes movidos por um objetivo comum, muitas vezes voltadas para trabalhos sociais e atividades para o mercado de trabalho. A participação é voluntária, e traz uma vivência para além da sala de aula.

Quais oportunidades elas trazem?

Participar de uma entidade estudantil abre portas para diversas oportunidades, principalmente relativas ao desenvolvimento dos membros e a aplicação do que é aprendido em sala de aula.

Desenvolva suas habilidades

Na graduação, é comum quem você tenha todo o conteúdo teórico que é exigido para a área que você escolheu atuar. Apesar disso, muitas vezes surgem dificuldades quando o assunto é habilidades pessoais. 

Ao participar de organizações estudantis, você se encontrara em situações que exigem competências como: trabalhar em grupo, resiliência, capacidade de resolução de conflitos, criatividade, comunicação, dentre outras habilidades. 

Por mais que a entidade não seja ligada ao seu curso, você terá oportunidades para se desenvolver. Um bom exemplo disso são as atléticas, entidades que organizam a prática esportiva e a realização de eventos dentro das faculdades. 

Nestas entidades você pode realizar atividades distintas do conteúdo do curso, sendo uma prática na qual você terá que que lidar com muitos desafios e trabalhar em equipe. 

Esse tipo de atividade contribui muito para o seu desenvolvimento, principalmente em habilidades interpessoais e de planejamento.  

Conheça novas pessoas

Todos sabemos a importância de se ter amigos e quanto é difícil fazê-los na primeira vez que você chega em um lugar novo. Nesse sentido, o começo da graduação pode ser desafiador para muitos. 

Participar de uma entidade estudantil é uma boa forma de superar esse desafio, uma vez que participando de organizações estudantis você vai ter um contato muito maior com as pessoas da sua faculdade que tem os mesmos interesses que você. 

Além disso, muitas entidades prezam pela sua cultura organizacional, dessa forma eles promovem eventos e dinâmicas entre os seus membros para aumentar a integração.

Faça algo em que você acredita

Nas entidades estudantis, você terá a possibilidade de trabalhar em atividades nas quais você se identifica. Se você gosta de impactar o mundo de alguma forma, entidades são um meio para você fazer isso em conjunto com outras pessoas. 

Por exemplo, a organização internacional, Enactus, que é responsável por estimular o empreendedorismo social como ferramenta de transformação da realidade no meio universitário. 

A entidade promove o desenvolvimento das comunidades locais por meio de projetos nos quais os alunos organizam e executam. 

Por outro lado, existe também organizações estudantis que buscam representar os alunos e impactar a vida deles dentro da graduação. 

Como é o caso dos Centros Acadêmicos, que em suas atividades, além de representar os alunos, relacionam seus membros com o meio acadêmico.  

Bote a mão na massa

Durante as aulas, os professores, muitas vezes, passam somente a teoria do conteúdo, deixando a parte prática para quando os alunos forem exercer sua profissão. 

Nesse sentido, entidades estudantis são opções para os estudantes colocarem a “mão na massa” antes de entrar para o mercado de trabalho

Em entidades como as empresas juniores, empresas formadas apenas por alunos da graduação com respaldo dos professores. Esses alunos encontram a possibilidade de praticar o conteúdo, realizando projetos na sua área de atuação. 

Existem empresas juniores muito grandes e com muito tempo de atuação, à exemplo da Júnior FEA-RP, empresa júnior da USP que trabalha com consultoria em negócios, e está a 27 anos no mercado de Ribeirão Preto.

Seja um líder

Como as entidades são geridas por estudantes, todos os anos os líderes das entidades mudam, sendo uma oportunidade única de experiência em um cargo de liderança. 

Esta vivência, contribui muito para as habilidades que o mercado de trabalho busca. Cada entidade trabalha suas lideranças de uma maneira distinta, sendo uma experiência realmente única.

Agarre essa oportunidade

Até agora você deve ter percebido que participar de uma entidade é uma vivência enriquecedora na graduação e uma ótima experiência para colocar no currículo. Então, por que não participar de uma também? 

Pesquise pelas entidades da faculdade em que você estuda, ou que está prestando vestibular, pode ter certeza que você vai se identificar com alguma delas.

Deixe uma avaliação!

Classificação 1 / 5. Votos: 1

Publicidade:

LiveHere no Instagram

O Danillo, morador da Livehere, contou pra gente como as facilidades do nosso processo de locação o ajudaram a realizar a assinatura do contrato e a mudança com rapidez e segurança.
Assista o vídeo para conferir o depoimento completo: https://youtu.be/Dz9x8nh6p7o
Seguro e sem burocracias #livehere 💙
Conheça o SALVAÊ, uma startup incrível parceira da LiveHere💙
⠀
⠀
O Salvaê é especialista em serviços de manutenção para universitários!
⠀
Está buscando rapidez, qualidade e preços acessíveis? Chama o Salvaê!
Contato: (19) 97130-6301
⠀
E mais: morador da LiveHere em Campinas tem descontos exclusivos nos serviços do Salvaê 😉
⠀
Dividir um lar nem sempre é uma tarefa simples, mas também pode ser muito legal! Conta pra gente com quem você mora ou gostaria de morar 😉

Imperdível!

Publicidade