Vida Universitária » Faculdade de Medicina – Tudo que você precisa saber!
Vida Universitária

Faculdade de Medicina – Tudo que você precisa saber!

faculdade de medicina
Este post tem o objetivo de ajudar você a compreender como funciona a faculdade de Medicina e descobrir se tem o perfil ideal para a carreira!

A Faculdade de Medicina é o sonho de muitos vestibulandos. Nesse post você saberá os desafios e o dia a dia de um dos cursos mais procurados no Brasil e no mundo.

A Faculdade de Medicina é o objetivo de muitos vestibulandos – a escolha se deve, muitas vezes, a uma vocação e desejo desde muito jovens. Quem escolhe ser médico deve estar consciente do trabalho duro que terá pela frente.

Quem é o Estudante de Medicina?

O candidato a estudar medicina para se tornar um bom profissional deve ter o interesse em ajudar os pacientes a se reestabelecerem. Nesse sentido, a empatia e a comunicação são características essenciais para saber como respeitar as dores e incapacidades de cada pessoa.

O estudante de medicina deve ter amor pelos estudos – compreender que se trata de um curso longo e difícil, que requer máxima atenção aos detalhes. O médico, mesmo depois de formado, deverá acompanhar as inovações e diálogos na área, fazendo a leitura de publicações especializadas, participando de congressos e eventos relacionados a fim de construir novos pareceres de sua carreira, bem como descobrindo e estabelecendo novas formas de prevenir e curar doenças.  

Dedicação aos estudos

O primeiro passo para ingressar na medicina é a dedicação aos estudos. Para passar no vestibular e ingressar no Ensino Superior são necessárias muitas horas de estudo, cursos preparatórios e um ambiente calmo para estudar.

O estudante deverá ter em mente que, mesmo ao passar no vestibular, a sua rotina de estudos continuará intensa, portanto, o melhor a fazer é criar as melhores condições para tornar o sonho de salvar vidas, real.   

Dados gerais sobre a Faculdade de Medicina

O curso de medicina tem 6 anos de duração, divididos em três ciclos de dois anos – um curso voltado para profissionais dedicados ao diagnóstico, prevenção, cura de doenças e ao bem-estar das pessoas.

Os primeiros 2 anos do curso contempla as disciplinas teóricas – uma introdução dos estudantes ao universo médico. São disciplinas que explicam o funcionamento do corpo humano, como as aulas de Biologia do Ensino Médio, porém de uma maneira bem mais abrangente e específica.  

Além de ser a graduação mais longa, as aulas são realizadas em horário integral – o aluno deverá estar disponível para fazer as aulas nos três períodos – manhã, tarde ou noite. Por isso, é necessário que o estudante tenha disponibilidade de tempo para frequentar as aulas e ainda estudar (muito) para compreender os conteúdos e realizar, à contento, os exames e estágios necessários.  

Disciplinas da Faculdade de Medicina

Estas são algumas disciplinas que fazem parte da grade curricular da faculdade de Medicina:

  • Anatomia;
  • Biomorfologia;
  • Clínica Cirúrgica;
  • Doenças Infecciosas e Parasitárias;
  • Emergências Médicas;
  • Epidemiologia;
  • Farmacologia Médica;
  • Fisiopatologia;
  • Imunologia Médica;
  • Microbiologia Médica;
  • Oncologia e Hematologia;
  • Parasitologia Médica;
  • Patologia Geral;
  • Psicologia Médica;
  • Saúde da Criança e do Adolescente;
  • Saúde da Família;
  • Saúde da Mulher;
  • Saúde do Idoso;
  • Saúde Mental.

Os ciclos do Curso de Medicina

Primeiro ciclo – Introdutório

As disciplinas como Anatomia, Biomorfologia e Microbiologia fazem parte do primeiro ciclo de dois anos, assim como Patologia Geral — o estudo das doenças — também estão incluídas na grade curricular.

Além dos estudos das disciplinas, na faculdade e em casa, o estudante deverá estar disponível para realizar visitas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ter as aulas práticas em laboratórios da instituição de ensino, os quais devem estar bem equipados para atender às necessidades do curso.

A formação em Medicina é generalista, abordando diversas áreas de estudos. Após a formatura, o graduado poderá escolher algumas áreas para se aprofundar através da Residência Médica – a especialização médica.

Saiba mais sobre a Residência Médica na Unicamp

Segundo ciclo – Ciclo Clínico

O segundo ciclo se refere ao terceiro e o quarto ano da faculdade de Medicina – Ciclo Clínico. Essa etapa do curso os estudos sobre as doenças são aprofundados: suas causas, como podem afetar o corpo humano e quais as formas de tratamento disponíveis.

O foco do ciclo clínico é a relação com as pessoas: os estudantes deverão conviver com pacientes e funcionários, em ambientes médico-hospitalares conveniados com a instituição de ensino.

Os estudantes de medicina do Ciclo Clínico aprenderão a analisar resultados de exames e interpretar relatos, como forma de se chegar à um diagnóstico, sempre sob a supervisão de uma equipe docente-médica responsável.  

Terceiro ciclo – Internato

O internato é o último ciclo da graduação em Medicina, refere-se ao quinto e ao sexto ano do curso. Nesse ciclo estão contidos os estágios obrigatórios nas diversas áreas e atuação do futuro médico: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia, Geriatria e de saúde da Família, entre outras especialidades.

A fase do Internato corresponde aos plantões nos hospitais onde terá que atender situações de emergência, realizando procedimentos como corte, raspagens, suturas e até mesmo auxiliar em partos. Todo esse processo é acompanhado por profissionais mais experientes. A fase final do curso de medicina diz respeito à aprendizagem na prática, com ética e discernimento das ações.

Campo de trabalho

Uma das grandes vantagens de estudar medicina é a ampla variedade de locais para trabalhar: a medicina de hoje não está restrita aos hospitais e consultórios médicos, mas é possível desenvolver trabalhos de diagnóstico, prevenção, cura e bem-estar em escolas, universidades, laboratórios e centros de pesquisa, tanto na esfera pública quanto privada. Para isso, é importante que o profissional esteja registrado no Conselho Federal de Medicina. O profissional formado que atua sem esse registro não pode atuar como médico e caracteriza como exercício ilegal da medicina.  

Veja também: Faculdades de Medicina em Campinas

Algumas séries que falam sobre Medicina

Faculdade de Medicina

House M.D  

(2004-2008) O médico cientista Gregory House (Hugh Laurie) é especializado em infectologia e nefrologia, realiza excelentes diagnósticos mantendo uma postura cética, distanciada e até mesmo sarcástica com os pacientes do fictício Hospital Princeton-Plainsboro.

Grey´s Anatomy

(2005-presente) A renomada série norte-americana, de 17 temporadas, foca na vida de médicos cirurgiões, internos, residentes e atendentes; e como eles evoluem na sua profissão ao tentar manter a vida dos seus pacientes e nos seus relacionamentos pessoais.

The Good Doctor

(2018-presente) The Good Doctor é uma série de televisão norte-americana, drama médico, baseada na altamente premiada série homônima sul-coreana de 2013. A série conta os dramas e questionamentos do personagem Shaun Murphy (Freddie Highmore), um jovem médico autista com Síndrome de Savant, recém-formado e faz parte da equipe de residentes do San Jose St. Bonaventure Hospital.

ER – Plantão Médico

(1994-2009) Um seriado de televisão norte-americano que teve muita audiência no Brasil, criado pelo escritor e ex-médico Michael Crichton. ER é uma abreviação das iniciais, em inglês, de Emergency Room, Sala de Emergência. A série mostra o cotidiano dos médicos e enfermeiras que trabalham numa sala de emergência do County General Hospital, um fictício hospital de Chicago, Illinois.

Sob Pressão

(2017-presente) Sob Pressão é uma série de televisão brasileira de drama médico exibida pela Rede Globo, derivada do filme de mesmo título (2016), baseado no livro Sob Pressão: A Rotina de Guerra de Um Médico Brasileiro, de Marcio Maranhão. A série trata com delicadeza, sem fugir do realismo, temas conturbados como a saúde pública, a violência e a vida dos médicos protagonistas.   

Pure Genius

(2016-2017) A série norte-americana Pure Genius conta a história do personagem James Bell, um bilionário do Vale do Silício, que constrói um hospital com tecnologia de ponta para tratar doenças raras e incuráveis. A trama tem por viés mostrar a luta para acabar com as burocracias, o futuro da medicina, os avanços na tecnologia para salvar vidas – sem nenhum custo para o paciente.

Agora que você já sabe dos detalhes da faculdade de Medicina, inspire-se nessas séries e intensifique seus estudos!  Escolha uma instituição de ensino renomada e tenha uma formação sólida.

A LiveHere tem o imóvel ideal para o estudante universitário. Prático, rápido e sem burocracias!

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 1

LiveHere no Instagram

Você não imagina o que Ribeirão Preto tem de melhor para você!
Vai se mudar? quer vender seu imóvel? Conheça nossa plataforma e encontre seu lugar ideal sem burocracia 100% digital. #ribeiraopreto #viverbem #voumemudar
https://www.izymob.com.br/blog/top-imoveis/top-imoveis-em-ribeirao-preto-2021/
Domingão é dia de...?
Cozinhar muitooo!
Limpar seu fogão de inox ou cooktop frequentemente é fundamental para conservar sua aparência e funcionamento. Mas como fazer a limpeza forma correta, sem esforço e, principalmente, sem causar danos ao eletrodoméstico?
Aqui você irá encontrar algumas dicas que te ajudarão na hora de limpar seu fogão. #Cooktop #dicasdelimpeza #Fogão #limpeza
https://www.izymob.com.br/blog/dicas/como-limpar-fogao-de-inox-e-cooktop/
Que esta seja uma data para celebrarmos a esperança e a paz com muitos momentos de felicidade. Que os bons sentimentos recolhidos nesta época acompanhem você durante todo o ano e abençoem todos os domínios da sua vida.
#DatasComemorativas #FelizPáscoa #Páscoa #Paz
https://www.izymob.com.br/blog/bem-estar/feliz-pascoa-para-voce-e-toda-sua-familia/
Está pensando em morar sozinho pela primeira vez e ainda um pouco perdido? Encontrou um apartamento pequeno, mas possui dúvidas de como pode organizá-lo e decorá-lo para deixá-lo com a sua cara?
Muitos inquilinos enfrentam dificuldades em como aproveitar o espaço de seu imóvel da melhor forma possível, com móveis que tragam conforto, tranquilidade e, ao mesmo tempo, reflitam sua personalidade . #apartamento #decoração #organiza
https://www.izymob.com.br/blog/decoracao/10-dicas-para-organizar-apartamentos-pequenos/

Confira