Vida Universitária » Modelo TED: Faça apresentações criativas e objetivas
Vida Universitária

Modelo TED: Faça apresentações criativas e objetivas

Apresentação
As TEDs são conferências que mudaram a forma de nos comunicarmos durante uma apresentação em público.
Publicidade:

Esse modelo vem revolucionando a forma de se comunicar, pois são apresentações de alguns dos maiores oradores do mundo, discorrendo sobre os mais variados temas.

Mas afinal…

O que é o modelo TED?

As TEDs são conferências em 18 minutos que tem por objetivo comunicar e espalhar uma boa ideia. Esse modelo está na moda, mas já é abordado a bastante tempo.

ted

Por que devo me interessar pelo modelo TED? 

Imagine que você esteja para apresentar um trabalho na faculdade – você precisa de ser claro, objetivo sem ser enfadonho ou resumitivo. Aí entra em cena as TED Talks.

Como elaborar uma TED Talk?

Os desenvolvedores do TEDx desenvolveram um manual com as regras para fazer um TED Talk. O material está disponível para todos desejam aprimorar sua oratória, através dessa nova tendência mundial.

Fique por dentro

O formato das apresentações do modelo TED é um grande sucesso internacional. Portanto, a primeira coisa que você tem a fazer é conhecer as palestras e as peculiaridades dessa modalidade através dos videos disponibilizados no site do TED. São curtos depoimentos de 18 minutos que parecem verdadeiras aulas de criatividade.

A estratégia tem uma explicação: As pessoas perdem a atenção depois de 18 minutos. Um discurso poderoso pode ser feito em poucos minutos e ter repercussão por muito tempo.

Tenha uma Ideia

Você tem um projeto e precisa apresentá-lo. Um trabalho, uma proposta de trabalho acadêmico, não importa. Porém, antes de apresentá-la é importante que você pense da forma mais abrangente e criativa que puder.

Os desenvolvedores do TED propõem a reflexão e resposta à três perguntas:

  • Esta ideia é nova? 
  • Esta é uma ideia interessante? 
  • É uma ideia realista? 

Se você respondeu “não” a algumas dessas perguntas pense um pouco mais na sua ideia. Procure ter em mente que uma boa ideia não é apenas uma boa história ou alguns relatos. Uma boa ideia é aquela que pode oferecer uma conclusão mais abrangente e mais interessante sobre determinado assunto. 

Tenha domínio sobre o seu tema

Estudar é fundamental – você precisa ter pleno domínio do que você deseja expressar. Analise todos os exemplos que você utilizará e tenha uma boa base de dados: estatísticas, fotos, registros, até mesmo piadas contam. 

Faça pesquisas e tenha fontes confiáveis para adquirir seus dados. Converse com pessoas especialistas no tema escolhido e procure esclarecer as dúvidas que você ainda tem. Afinal, quem estuda tem dúvidas!

A gente deve entender que, quem ouvir você terá seu conteúdo como fonte principal e, por essa razão, é fundamental que você seja confiável e falar apenas do que você tem certeza.

Slides e recursos  

Se o seu modelo TED possui números e dados estatísticos, os slides podem ajudar o seu público a entender sua ideia com maior clareza. 

Se o seu TED for baseado numa experiência intimista, você pode fazer uma apresentação curta, 3 ou 4 slides para dar um tom cômico ou algo para frisar uma passagem importante.

Procure não colocar quilos de texto nos slides – isso cansa a atenção e seu público está interessado na sua oratória e não em ler o que você acha legal. Imagens, gifs, infográficos, memes são bem-vindos. Lembrando que é fundamental referenciar imagens e textos – não incorra em plágio e infração aos direitos autorais. Esses cuidados são imprescindíveis para sua credibilidade e a de sua ideia.

Falando sozinho Tenor

Ensaios  

Encontre o ator/professor que existe em você! Treine bastante sua apresentação e procure ser o mais claro possível! Em voz alta, sozinho ou com os amigos e familiares. Se possível, grave e assista a você mesmo se apresentando – formule perguntas, faça a palestra novamente com novos dados e com novas informações.

Explore o que é possível, encontre seu potencial, aprenda algo novo e dissemine! Compartilhe novas ideias e aprenda algo novo.

Dá-lhe TED

Live Here – somos especialistas em imóveis para universitários. Trabalhamos dia e noite para deixar a vida universitária cada vez melhor.

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 4

LiveHere no Instagram

Vai estudar Medicina na PUC - Sorocaba? Confira este apartamento incrível a apenas 5 minutinhos da faculdade! ✅
O imóvel está localizado no Jardim Santa Lucinda e conta com 2 quartos ,2 banheiros, 1 sala, 1 cozinha americana, área de serviço, 1 vaga de garagem coberta, área útil de 60 m² e um quintal de 120 m².
Quer conhecer? Manda um Whats pra gente informando o código LH52C 📲(19) 99229-1972
Anuncie grátis, alugue sem burocracias e receba em dia! Com a LiveHere é assim 💙
Tem um imóvel vago em Campinas ou São Carlos e quer alugar o mais rápido possível, com segurança e sem burocracias? A Livehere pode ajudar você, proprietário, a conseguir o morador ideal para o seu imóvel! 😁🏠 Somos especialistas em alugar imóveis para universitários e estamos ansiosos para conhecer o seu empreendimento!
Confira 5 motivos para alugar seu imóvel para universitários: http://bit.ly/imovel-para-universitarios
O Danillo, morador da Livehere, contou pra gente como as facilidades do nosso processo de locação o ajudaram a realizar a assinatura do contrato e a mudança com rapidez e segurança.
Assista o vídeo para conferir o depoimento completo: https://youtu.be/Dz9x8nh6p7o

Imperdível!

Publicidade