Vida Universitária » Modelo TED: Faça apresentações criativas e objetivas
Vida Universitária

Modelo TED: Faça apresentações criativas e objetivas

Apresentação
As TEDs são conferências que mudaram a forma de nos comunicarmos durante uma apresentação em público.
Publicidade:

Esse modelo vem revolucionando a forma de se comunicar, pois são apresentações de alguns dos maiores oradores do mundo, discorrendo sobre os mais variados temas.

Mas afinal…

O que é o modelo TED?

As TEDs são conferências em 18 minutos que tem por objetivo comunicar e espalhar uma boa ideia. Esse modelo está na moda, mas já é abordado a bastante tempo.

ted

Por que devo me interessar pelo modelo TED? 

Imagine que você esteja para apresentar um trabalho na faculdade – você precisa de ser claro, objetivo sem ser enfadonho ou resumitivo. Aí entra em cena as TED Talks.

Como elaborar uma TED Talk?

Os desenvolvedores do TEDx desenvolveram um manual com as regras para fazer um TED Talk. O material está disponível para todos desejam aprimorar sua oratória, através dessa nova tendência mundial.

Fique por dentro

O formato das apresentações do modelo TED é um grande sucesso internacional. Portanto, a primeira coisa que você tem a fazer é conhecer as palestras e as peculiaridades dessa modalidade através dos videos disponibilizados no site do TED. São curtos depoimentos de 18 minutos que parecem verdadeiras aulas de criatividade.

A estratégia tem uma explicação: As pessoas perdem a atenção depois de 18 minutos. Um discurso poderoso pode ser feito em poucos minutos e ter repercussão por muito tempo.

Leia isso também:  Morar sozinho? Dicas para evitar contratempos

Tenha uma Ideia

Você tem um projeto e precisa apresentá-lo. Um trabalho, uma proposta de trabalho acadêmico, não importa. Porém, antes de apresentá-la é importante que você pense da forma mais abrangente e criativa que puder.

Os desenvolvedores do TED propõem a reflexão e resposta à três perguntas:

  • Esta ideia é nova? 
  • Esta é uma ideia interessante? 
  • É uma ideia realista? 

Se você respondeu “não” a algumas dessas perguntas pense um pouco mais na sua ideia. Procure ter em mente que uma boa ideia não é apenas uma boa história ou alguns relatos. Uma boa ideia é aquela que pode oferecer uma conclusão mais abrangente e mais interessante sobre determinado assunto. 

Tenha domínio sobre o seu tema

Estudar é fundamental – você precisa ter pleno domínio do que você deseja expressar. Analise todos os exemplos que você utilizará e tenha uma boa base de dados: estatísticas, fotos, registros, até mesmo piadas contam. 

Faça pesquisas e tenha fontes confiáveis para adquirir seus dados. Converse com pessoas especialistas no tema escolhido e procure esclarecer as dúvidas que você ainda tem. Afinal, quem estuda tem dúvidas!

A gente deve entender que, quem ouvir você terá seu conteúdo como fonte principal e, por essa razão, é fundamental que você seja confiável e falar apenas do que você tem certeza.

Slides e recursos  

Se o seu modelo TED possui números e dados estatísticos, os slides podem ajudar o seu público a entender sua ideia com maior clareza. 

Leia isso também:  Sorvete que alivia efeitos da Quimioterapia criado por Brasileiras

Se o seu TED for baseado numa experiência intimista, você pode fazer uma apresentação curta, 3 ou 4 slides para dar um tom cômico ou algo para frisar uma passagem importante.

Procure não colocar quilos de texto nos slides – isso cansa a atenção e seu público está interessado na sua oratória e não em ler o que você acha legal. Imagens, gifs, infográficos, memes são bem-vindos. Lembrando que é fundamental referenciar imagens e textos – não incorra em plágio e infração aos direitos autorais. Esses cuidados são imprescindíveis para sua credibilidade e a de sua ideia.

Falando sozinho Tenor

Ensaios  

Encontre o ator/professor que existe em você! Treine bastante sua apresentação e procure ser o mais claro possível! Em voz alta, sozinho ou com os amigos e familiares. Se possível, grave e assista a você mesmo se apresentando – formule perguntas, faça a palestra novamente com novos dados e com novas informações.

Explore o que é possível, encontre seu potencial, aprenda algo novo e dissemine! Compartilhe novas ideias e aprenda algo novo.

Dá-lhe TED

Live Here – somos especialistas em imóveis para universitários. Trabalhamos dia e noite para deixar a vida universitária cada vez melhor.

Deixe uma avaliação!

Classificação / 5. Votos:

Publicidade:

Receba nossas Novidades

LiveHere no Instagram

"O ambiente na LiveHere é super descontraído! O pessoal trabalha bastante, mas a gente também se diverte." Assista e confira o que o Caio, antes estagiário e agora efetivo na área Comercial, tem a dizer sobre como é trabalhar aqui na LiveHere! 😉
Gostou? Quer fazer parte deste time? Inscreva-se em paginas.livehere.com.br/estagio
#estagio #estagioemcampinas #vagasdeestagio #livehere #startup
"Quando surge uma ideia, tenho total liberdade para implementá-la. Os gestores são ótimos ouvintes!" Assista e confira o que Camila, estagiária da área de Growth, tem a dizer sobre como é trabalhar aqui na LiveHere! 😉
Gostou? Quer fazer parte deste time? Inscreva-se em paginas.livehere.com.br/estagio
"Até mesmo como estagiário, eu tenho bastante liberdade para propor novos projetos e novas soluções." Assista e confira o que o Gabriel, estagiário em Customer Success, tem a dizer sobre como é trabalhar aqui na LiveHere! :D
Gostou? Quer fazer parte deste time? Inscreva-se em paginas.livehere.com.br/estagio
#estagio #vagasdeestagio #estagioemcampinas #estagiario #livehere #startup #imobiliariaonline #imoveisonline
Olá, universitários!!! A LiveHere está contratando estagiários!
Hoje estamos anunciando a terceira oportunidade de vaga para o mês de Agosto!
Desta vez, iremos falar da vaga de estágio para a área de CUSTOMER SUCCESS!
Sucesso do cliente - ou Customer Success - é a metodologia de negócios para garantir que os clientes atinjam os resultados desejados ao usar seu produto ou serviço. Fazemos isso dando o suporte necessário durante todo o seu ciclo de vida, seja logo após a assinatura do contrato, atendendo demandas pontuais ou quando está encerrando seu vínculo contratual, de forma que ele tenha a melhor experiência possível. Gostou? Confira como você poderá atuar como estagiário da LiveHere nesta área: 📢 Atendimento ao cliente
Funções: acompanhamento pós locação e de rescisões contratuais, resolução de demandas dos clientes vigentes e ações de encantamento de clientes
Atributos: boa comunicação, capacidade de resolver problemas, capacidade de análise, inteligência emocional 📢 Financeiro
Funções: fornecer insumos para escritório de contabilidade, gestão de reembolsos e atuar em questões tributárias
Atributos: organização, transparência, Excel avançado 📢 Suporte - visita de imóveis
Funções: logística de visitas, suporte aos corretores, controle de chaves
Atributos: organização, capacidade de resolver problemas, gerenciamento de tempo
Para se inscrever em nossas vagas de estágio, acesse: paginas.livehere.com.br/estagio
Estamos ansiosos para conhecer pessoas incríveis que venham pra somar no nosso time 🙂

Imperdível!

Publicidade