Vida Universitária » Plano de Carreiras para recém-formados
Vida Universitária

Plano de Carreiras para recém-formados

Plano de Carreiras
Ao se formar, tudo que um estudante precisa é de um guia seguro para sua carreira! confira no post!

Você sabia que todo estudante deve ter um plano de carreiras bem estruturado? Com isso, se torna mais fácil encontrar vagas de emprego.

Com o plano de carreiras o estudante fica mais familiarizado com as diversas vertentes da área escolhida que não foram apresentadas na graduação. Ao elaborar um plano de carreira, estudadante recem-formado consegue:

  1. Ampliar suas chances no mercado de trabalho
  2. Evoluir profissionalmente, apostando em novos nichos de mercado
  3. Criar um networking assertivo que possa aconselhá-lo e encaminhá-lo a novas oportunidades.

Veja também:
Unicamp é considerada uma das 50 melhores universidades segundo ranking internacional.

Carreiras

Você escolheu sua graduação e a concluiu – então, à partir das experiências obtidas nos estágios já foi possível vislumbrar o dia a dia da sua área de atuação. Só que as carreiras hoje possuem múltiplas áreas e você pode se sentir mais à vontade se fugir um pouco do convencional e apostar em novas vertentes.

Muitas carreiras surgiram com o crescimento e a popularização das novas tecnologias. Com esse avanço, muitas novas carreiras foram criadas, aumentando consideravelmente as funções dentro de cada empresa.

Carreira tradicional

A carreira tradicional ou burocrática é a que atende a função formal de trabalho. São constituídas por processos burocráticos verticais, hierarquias e centralização do poder, com regras e códigos fixos a serem cumpridos de maneira estrita.

Antigamente, uma carreira tradicional era sinônimo de trabalho estável, sujeitas a promoções e asceses profissionais, de forma meritocrática. Profissionais mais dedicados, que cumprem as regras à risca tem maiores chances de serem reconhecidos.

Outro fator de grande importância nas carreiras tradicionais é o sistema de bonificações e benefícios, como forma de aumento de salário, conforme às promoções alcançadas pelo colaborador.

Este sistema compreende que se o colaborador mantiver a educação continuada (como pós-graduações e MBA) ele certamente será mais valioso ao mercado.

Carreira academica e de pesquisa

O profissional que opta pela carreira acadêmica e de pesquisa deve ter seu olhar voltado para as inovações e tecnologias que possam auxiliar melhor seus colegas de trabalho.

Além disso, é importante que esse profissional possua excelente redação, poder de argumentação e capacidade de pesquisa em diversas fontes, sejam elas documentais, bibliográficas e mesmo materiais, adquiridas durante as pesquisas de campo.

Sua atuação se dá em atuação em universidades e grupos de pesquisa, bem como ser pesquisador contratado por alguma empresa, desenvolvendo materiais e pesquisas exclusivas para aquela instituição.

Para começar essa jornada, é imprescídivel ingressar num curso de stricto sensu – Mestrado – e dar continuidade com o doutorado e pós-doutorado, em instituições públicas ou privadas de ensino superior, seja no Brasil ou no exterior.

Carreira multidirecional

Hoje é dia é comum ver jovens escolhendo três carreiras totalmente distintas, por exemplo: Gastronomia, Medicina e Direito. Pessoas com essa variabilidade de gostos geralmente tem o desejo de serem reconhecidas por seus talentos e não especificamente com uma colocação no mercado de trabalho.

Esse complexidade de gostos favorecem a carreira multidirecional. Diferente da Carreira tradicional ela permite que o graduado transite entre diversas áreas afeitas a sua área de trabalho. Assim é normal encontrarmos formados em Administração de Empresas atuando como TIs; Licenciados em Letras atuando como redatores e assim por diante.

Isso ocorre porque muitos profissionais se questionam quanto ao andamento de suas carreiras. Esse questionamento constante faz com que o profissional busque outras modalidades de trabalho como a atuação em start ups, edtechs e fintechs. Essas empresas permitem o trânsito entre as funções com o aproveitamento e a conversão de saberes de uma ou mais áreas distintas.

Empreendedorismo

E há aqueles cujas carreiras tradicionais e multidirecionais não interessam e optam por empreender.

Com a pandemia do novo coronavírus, muitos profissionais vem optando por abrir uma novo negócio ao invés de se acostumar e se ajustarem às regras e exigências das empresas, sejam elas tradicionais ou baseada nos novos modelos multidirecionais.

Por essa razão, muitos acadêmicos ao ingressarem nas universidades já tem um plano de carreiras pronto – eles querem usar seus talentos para algo mais do que simplesmente serem peças de uma engranagem – eles querem trasformar o mundo.

E essa transformação já é vista em projetos de sustentabilidade, agricultura comunitária, tecnologia da informação, gestão de mídias, criação de softwares e aplicativos que possam trazer algum benefício à sua comunidade.

Apesar de saber que empreender no Brasil não é uma das tarefas mais gratificantes, com estudo, planejamento e execução de um plano de trabalho, o empreendedor pode, tanto se destacar em suas atividades profissionais como gerar emprego e renda para outras pessoas.

Carreira Sociopolítica

Aliado ao empreendedorismo de cunho social ou sustentável, há profissionais cada vez mais envolvidos com ações do terceiro setor.

Organizações filantrópicas, comunidades carentes, animais ou direitos humanos – o profissional que deseja atuar nessas causas deve, além de uma formação específica, ter bom relacionamento interpessoal, alteridade e bom senso nas decisões que abarcam o coletivo.

Veja também: Vantagens de alugar seu imóvel pela LiveHere

Agora que você já sabe como é importante ter um plano de carreiras bem definido, que tal continuar sua formação? a LiveHere garante o melhor lugar para você morar.

plano de carreiras
plano de carreiras

A LiveHere tem o imóvel ideal para o estudante universitário. Prático, rápido e sem burocracias.

Deixe uma avaliação!

Classificação 0 / 5. Votos: 0

LiveHere no Instagram

Você vai se amarrar nos top imóveis em Jundiaí!
Jundiaí é uma cidade saudável! De clima agradável, a cidade está situada aos pés da Serra do Japi, ou seja, a natureza se faz presente em praticamente toda a cidade, permitindo muito lazer ao ar livre e com segurança.
Para quem está procurando trabalho, a cidade tem um importante polo industrial - sua economia está dentro das 12 melhores do estado. #Campinas #casasgrandes #cidadesaudável #jundiaí #qualidadedevida #sãopaulo #topimoveis
https://www.izymob.com.br/blog/top-imoveis/top-imoveis-em-jundiai/
Você está em busca de um novo imóvel para morar e, junto com uma infinidade de opções, surgem algumas dúvidas. Quem procura apartamentos práticos acaba se deparando com conceitos que nem sempre ficam muito claros.
Kitnets, lofts, studios, flats... qual deles se encaixa melhor no seu perfil e nas suas necessidades?
#apartamentomobiliado #flat #kitnet #loft #studio #tiposdeapartamentos
https://www.izymob.com.br/blog/mercado-imobiliario/tipos-de-apartamentos/
Você já deve ter ouvido falar em divisão de tarefas domésticas e como essa ação é fundamental nos dias de hoje. A divisão de tarefas domésticas é o primeiro passo para ter mais tempo para as coisas mais importantes da vida!
Confira nossas dicas!
#morarcomamigos #moradiaestudantil
https://www.izymob.com.br/blog/dicas/como-dividir-as-tarefas-domesticas/
Hoje em dia, milhares de pessoas trabalham em casa e, com a pandemia de Covid-19, esse número só aumentou. 
Mesmo que você não faça parte desse grupo, é sempre importante ter um cantinho confortável e tranquilo em casa para estudar ou resolver pendências do trabalho, não é mesmo?
#decora #escritório #homeoffice #homework
https://www.izymob.com.br/blog/bem-estar/decoracao-de-home-office-7-dicas-para-criar-um-escritorio-bonito-e-confortavel/

Confira