Vida Universitária » Provas do Enem 2020 acontecerão em janeiro e fevereiro de 2021
Vida Universitária

Provas do Enem 2020 acontecerão em janeiro e fevereiro de 2021

Enem adiado para 2021
As provas do enem 2020 acontecerão em 17 e 24 de janeiro para quem optou pela prova impressa. Quem optou pela prova digital, o exame será relizado em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

As provas do Enem 2020 estão marcadas para janeiro e fevereiro de 2021. Depois de terem sido remarcadas por causa da pandemia de coronavirus, as provas do Enem 2020 tem novo cronograma, a seguir:

Cronograma de provas do Enem 2020

  • Provas impressas – 17 e 24 de janeiro
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
  • Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (em casos de instabilidades de sistema)
  • Resultados: a partir de 29 de março

Leia também: Redação do Enem 2020 – Veja os prováveis temas.

Provas do Enem e pandemia

A nova data das provas do Enem 2020 foi definida mais de quatro meses depois a suspensão das aulas presenciais e fechamentos das escolas em todo o Brasil por causa da disseminação do coronavírus.

Embora todas as mudanças, o novo calendário não afetará o ingresso dos estudantes aprovados as universidades, no primeiro semestre de 2021. A data foi revista justamente de forma a não atrapalhar os demais programas de ingresso às universidades – SISU, SISUtec, Prouni e FIES. Tais mudanças inclusive, não afetarão o calendário do segundo processo do Sisu 2020.

Provas do Enem custarão 70 milhões à mais ao Governo Federal

Para que o processo de seleção se desse de forma dinâmica e dentro dos padrões estabelecidos pela OMS e demais órgão de saúde do Brasil e do exterior, o MEC solicitou ao Governo Federal cerca de 70 milhões de reais adicionais para implementar as seguintes medidas:

  • Oferta de álcool gel
  • Aluguel de mais salas para dar maior espaçamento entre os alunos
  • Compra de máscaras e materiais de segurança para os aplicadores
  • Novos protocolos de segurança e identificação dos alunos

Datas das provas do Enem adiadas por solicitação dos estudantes

As datas das provas foram adiadas por solicitação dos estudantes através de uma enquete que perguntava em que data as provas deveriam ser aplicadas. Mais da metade dos estudantes responderam que preferiam que as provas fossem aplicadas em janeiro. Além de atender aos parâmetros do próprio MEC, o Inep também considerou as opiniões das universidades públicas e privadas.

Questões das provas do Enem 2020 prontas antes da pandemia

Segundo o MEC, as questões das provas presenciais do Enem 2020 já estavam prontas antes da pandemia e continuarão as mesmas. O Inep cogita que as provas poderão ser totalmente digitais até 2026. mais de 96 mil inscritos do Exame Nacional do Ensino Médio em 2020 farão a prova na modalidade digital. O Enem 2020 teve 5,8 milhões de inscritos.

Provas do Enem 2020

A LiveHere tem o imóvel que o estudante universitário precisa! Fácil, rápido e sem burocracias.

Deixe uma avaliação!

Classificação 0 / 5. Votos: 0

LiveHere no Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Confira