Vida Universitária » USP e Unicamp ocupam as primeiras posições no Ranking Universitário Folha
Vida Universitária

USP e Unicamp ocupam as primeiras posições no Ranking Universitário Folha

Ranking das Universidades Folha 2019
Publicidade:

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lideram a relação de melhores instituições de Ensino Superior do Brasil, de acordo com o Ranking Universitário Folha, publicado pelo jornal “Folha de S. Paulo” nesta segunda-feira (7).

Pelo segundo ano consecutivo, a USP se mantém como primeira colocada. A Unicamp avançou duas posições em relação ao ano passado e ocupa a segunda colocação. O levantamento avaliou as 197 universidades ativas no Brasil, públicas e privadas.

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) também subiu dois degraus na classificação geral e está na sexta colocação. Em terceiro lugar ficou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Indicadores

Criado em 2012, o Ranking Universitário Folha avalia as universidades a partir de cinco indicadores:

  1. pesquisa científica,
  2. qualidade do ensino,
  3. avaliação do mercado de trabalho,
  4. internacionalização,
  5. inovação.

Na soma geral de todos os critérios, a USP obteve 98,02 dos 100 pontos possíveis, enquanto a Unicamp chegou a 97,09 pontos.

“O sistema de Ensino Superior do Estado de São Paulo é robusto e eficiente e tem como meta a busca constante pela excelência acadêmica, o que se traduz em destaque nos diferentes rankings internacionais e no ranking”

ressalta o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes

Formação e Inovação Curricular

Além do ranking geral de universidades, também foi divulgada a classificação das carreiras mais bem avaliadas no País. Nesse quesito, a USP está na primeira colocação em 29 das 40 áreas classificadas. Em outras duas, a universidade ficou em segundo lugar.

“A Pró-Reitoria de Graduação da USP vem, ao longo dos últimos anos, se dedicando à inovação curricular e à revisão dos projetos pedagógicos dos cursos. A universidade está alinhada com as principais universidades do mundo em centrar seus esforços na formação de profissionais em um ambiente de pesquisa e inovação voltado para a sociedade. O resultado reflete o esforço de toda a comunidade acadêmica”

destaca o pró-reitor de Graduação da universidade, Edmund Chada Baracat, ao Jornal da USP.

Conceitos

“O ranking indica que existem graduações da Unesp entre as primeiras do Brasil em todas as grandes áreas do conhecimento. É um retrato do ensino de qualidade da instituição. A melhora dos conceitos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2017, bem como o preenchimento consistente do Censo da Educação Superior, mostra que as iniciativas no que diz respeito à campanha de participação responsável no Enade estão no caminho adequado”

comemora a professora Gladis Massini-Cagliari, pró-reitora de graduação da Unesp.

As edições anteriores do RUF alternavam no topo a USP e as universidades federais de Minas e do Rio. Nos rankings de 2016 e 2017, a UFRJ desbancou a estadual paulista e ficou em primeiro lugar. 

Leia isso também:  24ª Semana de Arte e Cultura da USP – Inscrições até 25 de agosto!

As melhores universidades brasileiras seguem concentradas nas regiões Sudeste e Sul do país.

Veja a lista completa: CLIQUE AQUI!

O que você achou do ranking atualizado? deixe seu comentário!

Deixe uma avaliação!

Classificação / 5. Votos:

Publicidade:

LiveHere no Instagram

Quer ajudar a construir algo grande? Venha fazer parte do nosso time em Campinas!
⠀
Estamos com vaga aberta para Coordenador Comercial B2C!
⠀
Envie seu currículo para rh@livehere.com.br
⠀
⠀
Atividades:
- Gerenciar times de SDRs, closer e jurídico para atingir as metas de Contratos e Conversões - Garantir a cadência e a eficácia do time
- Melhorar a produtividade do time através da organização e melhoria dos processos e ferramentas
- Desenvolver e motivar as pessoas
Bom dia!
Alguém já foi interrompido neste domingão?
Feliz dia das crianças! 😁

Imperdível!

Confira!