Vida Universitária » Tudo que você precisa saber sobre a UFSCAR
Vida Universitária

Tudo que você precisa saber sobre a UFSCAR

UFSCar
A UFSCar tem muito mais do que você imagina de uma conceituada universidade. Conheça as curiosidades dessa grande universidade federal do interior paulista.
Publicidade:

A UFSCar – Universidade Federal de São Carlos nasceu em 1968, sendo o primeiro centro de ensino superior federal localizado no interior do estado de São Paulo.

Seu lema reflete sua importância no cenário sócio-cultural das cidades que abrangidas “Excelência acadêmica e compromisso social”

Uma das maiores universidades do interior do estado, a UFSCar tem uma estrutura física imensa se considerarmos os quatro campi:
Área construída: 304.144 m², sendo 196.144 m² em São Carlos, 50.000 m² em Araras, 48.000 m² em Sorocaba e 10.000 m² no campus Lagoa do Sino, em Buri.

Confira tudo que você precisa saber sobre a UFScar:

UFSCAR

Formas de Ingresso

Para concorrer a uma das milhares de vagas da UFSCar em seus 4 campi, é necessário se submeter às provas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Os resultados desse exame são utilizados pela UFSCar para fazer a seleção dos estudantes ingressantes por meio do SiSU – Sistema de Seleção Unificada.

Ao receber seu resultado no ENEM, os estudantes fazem a inscrição no SiSU, escolhendo o curso em que pretendem ingressar.

O único curso cujas inscrições não são feitas pelo SiSU é o curso de Licenciatura em Música, que exige a inscrição do estudante para um prova de conhecimento e habilidade específica, além das provas do ENEM.

ufscar-entrada

UFSCar em números

A Universidade é uma das maiores da região e comporta 4 campi: Araras, Sorocaba, São Carlos e Lagoa do Sino, a Universidade Federal de São Carlos possui 24.825 alunos matriculados, sendo 12.338 de graduação presencial, 1.584 de educação à distância, 369 são alunos de mestrado profissional, 1.915 de mestrado acadêmico, 1.690 de doutorado e 6.929 de especialização.

A universidade oferece no total 62 cursos de graduação, além de 47 programas de pós-graduação, 49 de mestrado, 27 de doutorado e 95 cursos de especialização.

Em 2000, foram 23.450 inscritos, no último ano, apenas no Vestibular de Medicina foram 6.903 inscritos disputando 40 vagas, ou seja, cerca de 172,53 candidatos por vaga.  

Leia isso também:  Sorvete que alivia efeitos da Quimioterapia criado por Brasileiras

Vagas para indígenas

Para participar do Ingresso de Estudantes Indígenas 2020, é necessário fazer o download da Declaração de Etnia e Vínculo com Comunidade Indígena no site de um dos campi.
O ingresso de estudantes Indígenas na UFSCar constitui-se como uma das medidas do Programa de Ações Afirmativas, aprovado pelo Conselho Universitário em 2007 e regulamentado pela Portaria GR nº 695/07, de 06/06/2007. A UFSCar desde 2008 reserva vagas para estudantes que comprovem pertencer a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio de declaração de etnia e vínculo com sua comunidade de origem.

Vagas para Refugiados

A UFSCar também oferece vagas na graduação presencial para pessoas em situação de refúgio no Brasil. Atendendo a Lei nº 9474/97, de 20/07/97, que define mecanismos para implementação do Estatuto dos Refugiados de 1951, prevendo em seu art. 44 que “o ingresso em instituições acadêmicas de todos os níveis deverá ser facilitado, levando-se em consideração a situação desfavorável vivenciada pelos refugiados”. Desde 2009 a universidade vem realizando processo seletivo específico, com oferta de no mínimo uma vaga adicional em cada curso. Os candidatos deverão estar devidamente registrados no Conare – Comitê Nacional para os Refugiados, vinculado ao Ministério da Justiça.

Cursos de Graduação

Esses são os 62 cursos de graduação:

Administração, Agroecologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Educação Especial, Educação Física, Educação Musical, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Física, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica e Engenharia Química, Estatística, Filosofia, Física, Fisioterapia, Geografia, Gerontologia, Gestão e Análise Ambiental, Imagem e Som, Letras, Linguística, Matemática, Medicina, Música, Pedagogia, Psicologia, Química, Sistemas de Informação, Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, Terapia Ocupacional, Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais e Turismo.

Leia isso também:  Ferramenta edita textos dentro das normas da ABNT: Online e de graça!

Especialização

Os cursos de especialização lato sensu são:

MBA em Docência no Ensino Superior, Nefrologia Multidisciplinar, Análise do Comportamento do Transtorno do Espectro Autista e Análise do Comportamento do Transtorno do Espectro Autista. Estatística Aplicada a Melhoria de Processos, MBA em Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Bibliometria e Indicadores Científicos, Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica, Redes de Computadores, Desenvolvimento de Software para Web Departamento de Computação, Gestão de TI e Computação em Nuvem, Infraestrutura Urbana, Enfermagem em Cardiologia, Gestão Organizacional e de Pessoas, Gestão da Produção, Fisioterapia Neurofuncional e Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.

Mestrado

Além disso, a UFSCar ainda tem cursos de Stricto sensu, mestrado:

Agricultura e Ambiente, Agroecologia e Desenvolvimento Rural, Educação em Ciências e Matemática, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Genética Evolutiva e Biologia Molecular, Gerontologia, Gestão da Clínica, Terapia Ocupacional, Produção Vegetal e Bioprocessos Associados, Gestão de Organizações e Sistemas Públicos, Ciências Ambientais, Ciências Fisiológicas, Conservação da Fauna, Ecologia e Recursos Naturais.

Educação a Distância

A UFSCar oferece 5 Cursos de graduação a distância em 25 polos de apoio presencial dos cursos a distância em 24 cidades de 6 estados do Brasil: Apiaí, Araras, Bálsamo, Barretos, Cubatão, Franca, Guarulhos, Igarapava, Itapecerica da Serra, Itapetininga, Itapevi, Jales, Jandira, Jau, Osasco, São Carlos, São José dos Campos e Tarumã (SP); São José do Vale do Rio Preto e Iguaba Grande (RJ); Catalão (GO); Itaqui (RS); Pato Branco (PR); e Senhor do Bonfim (BA).

sead-ufscar Ensino a distância

Projetos de Extensão

Além dos cursos de Graduação, Licenciaturas, Especialização Lato sensu e Mestrado, a universidade ainda conta com muitos projetos de extensão universitária, premiadas iniciativas na pesquisa científica e tecnológica além de pesquisadores e professores reconhecidos internacionalmente. Todos os projetos levam em consideração as questões cruciais da sociedade como agricultura e meio ambiente, ciência e tecnologia, educação e humanidades, saúde e bem-estar, insumos para a indústria e capacitação profissional e empreendedorismo.

A LiveHere tem o imóvel ideal para o estudante universitário em São Carlos. Aluguel rápido, prático e sem burocracia!

Deixe uma avaliação!

Classificação / 5. Votos:

Publicidade:

LiveHere no Instagram

Quer ajudar a construir algo grande? Venha fazer parte do nosso time em Campinas!
⠀
Estamos com vaga aberta para Coordenador Comercial B2C!
⠀
Envie seu currículo para rh@livehere.com.br
⠀
⠀
Atividades:
- Gerenciar times de SDRs, closer e jurídico para atingir as metas de Contratos e Conversões - Garantir a cadência e a eficácia do time
- Melhorar a produtividade do time através da organização e melhoria dos processos e ferramentas
- Desenvolver e motivar as pessoas
Bom dia!
Alguém já foi interrompido neste domingão?
Feliz dia das crianças! 😁

Imperdível!

Confira!