Vida Universitária » Volta às aulas – 5 dicas de estudo valiosas para universitários
Vida Universitária

Volta às aulas – 5 dicas de estudo valiosas para universitários

mulher estudando
Neste post você terá 5 dicas de estudo valiosas para mandar muito bem na universidade, confira!

Dicas de estudo são sempre bem-vindas, sobretudo quando o ano começa! Para quem está começando a vida universitária, então, nem se fala! Toda ajuda é pouca na hora de se organizar para o ano letivo.

Não faz diferença se você é calouro ou veterano – começar mais um período não é tarefa fácil quando você precisa conciliar diversas atividades e tarefas e não tem muito traquejo para se organizar.

Pensando nisso, a gente pensou em cinco dicas de estudo valiosas para você mandar muito bem na universidade, bora lá?

Dica #1 – Liste tudo que você precisa fazer

Lista, checklist
Uma lista, mesmo escrita a mão, pode ajudar muito!

Essa parece uma dica simples e é. Quando você lista suas obrigações, seja numa agenda física ou num organizador digital no smartphone ou notebook (há alguns realmente muito bons) você passa a ter maior controle sobre o que você precisa resolver.

Você ainda pode fazer lista por ordem de prioridades; por data; por categoria. Não deixe de frisar a importância de cada item e de marcar como resolvido ou pendente depois de algum tempo.

Dica #2 – Organize seus documentos

Essa é a dica mais importante, sobretudo quando você está no período de matrícula na universidade.

Histórico escolar, diploma, número de inscrição no Enem, comprovante do SISU, certidão de nascimento, título de eleitor (comprovantes de votação), identidade, CPF e certificado de reservista, comprovante de residência são documentos imprescindíveis para tudo! Observe a lista de documentos exigidos pela sua universidade e organize tudo numa pasta.

Essa organização também é útil na hora de concorrer a uma vaga de estágio – nesse caso, não deixe de solicitar uma declaração da sua universidade.  

Dica #3 – Baixe um planner

Planner - Organizador
Planejamento semanal!

Essa talvez seja a dica de estudo de ouro dessa matéria – umplanner é muito mais do que anotar uma sequência de coisas para resolver num papel. Há uns realmente bons na internet que podem organizar desde o horário de aulas, provas e trabalhos a serem entregues, até organizar uma lista de compras, afazeres domésticos e finanças.

Organizar a vida com um planner financeiro, por exemplo, ajuda a definir seus gastos e economizar – tempo e dinheiro – dois fatores que você mais precisará nesse momento.

Dica #4 – Estabeleça prioridades

Estabelecer prioridades para quem dispõe de pouco tempo hábil é a melhor estratégia para estudar e viver cada experiência na universidade.

Priorize os estudos, mas não abra mão do lazer, da família, dos amigos e nas práticas de bem-estar. O investimento é alto, mas sua saúde é seu maior investimento, portanto, procure cortar o supérfluo.  

Dica #5 – Organize seu espaço de estudos

rapazes estudando
Estudar com os amigos é ótimo!

Essa é a dica mais importante: organizar seu espaço para estudar. Você não terá muito tempo para se organizar sozinho, por isso, é fundamental que você otimize seu espaço de forma a torná-lo mais clean e organizado.

Estante de livros, pastas para acomodar apostilas, espaço para o notebook / PC, luz ambiente de led, cadeira confortável, teclado ergonômico – pode não parecer, mas mudar os móveis de lugar e promover uma faxina semanal faz um bem danado para a cabeça.  

Quer outras dicas de estudo legais como essas? fiquem de olho no blog!

A LiveHere é especialista em imóveis para universitários. Aluguel rápido, fácil, sem fiador e sem burocracias.

Veja mais:

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 2

LiveHere no Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Confira